Barra Brasil
Bionorte
Bionorte
   Brasil, quinta-feira, 26 de Abril de 2018.CPF:Senha:

Discente da Rede Bionorte publica artigo descrevendo o ordenamento

participativo do turismo com botos (Inia geoffrensis).

Marcelo Vidal, discente da Rede Bionorte, e sua orientadora, Socorro Chaves, da Universidade Federal do Amazonas, publicaram na edição 12(1) do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi – Ciências Naturais um artigo onde apresentam e discutem as estratégias desenvolvidas para o ordenamento do turismo com botos (Inia geoffrensis) no Parque Nacional de Anavilhanas, situado no estado do Amazonas. Sabe-se que o turismo é uma das principais atividades que promovem geração de renda, sendo que alguns lugares possuem dependência quase exclusiva desta atividade.



No entanto, em Unidades de Conservação pode constituir um problema para a gestão destas áreas protegidas, pois, se realizado de maneira desordenada, sem planejamento, monitoramento ou controle por parte dos gestores, gera efeitos danosos. No artigo publicado, os autores demonstram que, utilizando-se de ferramentas de diagnóstico, de planejamento e de gestão participativa junto aos atores relacionados ao turismo local, foram elaboradas e colocadas em prática normas e orientações quanto à estrutura mínima e à localização do empreendimento onde as interações com os botos acontecem, bem como ao modo como as interações dos visitantes com os animais devem ser desenvolvidas.

As diretrizes instituídas reduzem significativamente os riscos de acidentes e aumentam os benefícios que o turismo com os botos no Parque Nacional de Anavilhanas oferece, podendo subsidiar ainda a elaboração de futuros projetos e políticas públicas voltadas para a gestão do uso público em outras áreas protegidas.






Data: 29/10/2017

Fonte: Secretaria Geral do PPG-BIONORTE

Pós-Graduação Fale Conosco Financiadores
Secretaria Geral do Curso de Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia
Universidade Federal do Amazônas - Setor Sul, Bloco "M"
Av. Gal. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, nº 3000 - CEP: 69.077-00 - Manaus/AM
Fone/Fax: (92)3305-1181 - Ramal 4219 ou (92) 99318-2155
Página Inicial  •  Mapa do Site  •  Contato  •  Área Restrita