Barra Brasil
Bionorte
Bionorte
   Brasil, sábado, 24 de Fevereiro de 2018.CPF:Senha:

I ENCONTRO DA REDE AMAZÔNICA DE PESQUISA EM BIOFÁRMACOS

E O I WORKSHOP DA REDE AMAZÔNICA DE PESQUISA EM BIOFÁRMACOS

A Universidade Federal do Acre (Ufac) sediou o primeiro encontro e workshop da Rede Amazônica de Pesquisa em Biofármacos (RAPBioFar), na quarta, 6, e quinta-feira, 7, no campus de Rio Branco. O evento reuniu estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores para estabelecer linhas de estudo e um diálogo com projetos de pesquisa, numa tentativa de inserir novos cientistas no grupo e expandir a RAPBioFar.

A rede de pesquisa é formada pela Ufac, Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade Federal do Pará (UFPA). A Ufac foi a primeira a receber o encontro, que deve acontecer, em breve, nas outras instituições.

O projeto da rede de pesquisa surgiu de uma demanda induzida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para formação de redes que possam contemplar a pesquisa em fármacos na Amazônia.

Para o coordenador da RAPBioFar, professor José Carlos Tavares Carvalho, da Unifap, os pesquisadores que estão na Amazônia devem direcionar suas pesquisas para gerar produtos que possam valorizar a biodiversidade. “A Amazônia é o celeiro do mundo. O que precisamos fazer é transformar essa riqueza em produtos que possam ajudar a solucionar os problemas de saúde da população brasileira”, afirmou.

A RAPBioFar surgiu para estabelecer grupos para pesquisar biofármacos. Ela foi contemplada dentro da rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte), que tem a função de formação de mão de obra qualificada, principalmente em nível de doutorado. Segundo Carvalho, a rede irá auxiliar as universidades não só na formação de pessoal, como também na geração de produtos e desenvolvimento de novas linhas de pesquisas.

FOLDER

NOTICIA




Data: 14/04/2016

Fonte: A Gazeta do Acre

Pós-Graduação Fale Conosco Financiadores
Secretaria Geral do Curso de Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia
Universidade Federal do Amazônas - Setor Sul, Bloco "M"
Av. Gal. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, nº 3000 - CEP: 69.077-00 - Manaus/AM
Fone/Fax: (92)3305-1181 - Ramal 4219 ou (92) 99318-2155
Página Inicial  •  Mapa do Site  •  Contato  •  Área Restrita