Barra Brasil
Bionorte
Bionorte
   Brasil, sexta-feira, 24 de Novembro de 2017.CPF:Senha:

Processo Seletivo

Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia

A seleção é um programa anual de fomento promovido pelo ICGEB para estimular a pesquisa colaborativa em biotecnologia.

As propostas de projeto de pesquisa colaborativa devem ser encaminhados pelo pesquisador brasileiro por e-mail (documento pdf) simultaneamente para o Liaison Officer do ICGEB no Brasil (icgeb@mctic.gov.br) e como cópia para o ICGEB (crp@icgeb.org) até o dia 30 de abril de 2017.

Após análise das propostas pelo Comitê Científico do Brasil, o Liaison Officer do ICGEB no Brasil poderá apoiar até 3 propostas de projeto de pesquisa colaborativa (CRP) e 2 propostas de "early career return grants".

As propostas endossadas pelo Liaison Officer do ICGEB no Brasil ainda serão avaliadas na 23ª Sessão dos Conselhos de Governadores do ICGEB, a ser realizada nos dias 16 e 17 de maio de 2017.

Para maiores informações sobre o programa CRP, acesse os links abaixo:

http://www.icgeb.trieste.it/research-grants.html

http://www.icgeb.trieste.it/writing-an-icgeb-grant-proposal.html

http://www.icgeb.trieste.it/research-grants-impact.html

http://www.icgeb.trieste.it/faq-for-icgeb-grants.html

http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/4969/CIEGBICGEB.html

Para dúvidas ou informações, entrar em contato por meio dos endereços eletrônicos icgeb@mctic.gov.br ou crp@icgeb.org.

O ICGEB

O Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia - CIEGB (ou ICGEB, em inglês) - foi concebido em 1983 com o objetivo de promover a cooperação internacional para o desenvolvimento e a aplicação pacífica da engenharia genética e da biotecnologia, particularmente entre os países em desenvolvimento, além de promover programas de pesquisa, de treinamento e de serviços de consultoria em todos os campos da engenharia genética e da biotecnologia.

O ICGEB é estruturado em três componentes centrais, localizados em Trieste, (Itália), em Nova Deli (Índia) e na Cidade do Cabo (África do Sul). O Centro apresenta também uma rede de Centros Afiliados localizados nos países membros. O CIEGB é organizado por um Conselho de Governadores (Board of Governors), composto por representantes dos componentes centrais e por um representante de cada estado membro. Atualmente, o CIEGB possui cerca de 61 países membros, organizados em forma de rede, distribuindo informações, orientando a pesquisa e capacitando recursos humanos para atuar em biotecnologia.

Com a finalidade de contribuir para o fortalecimento da base científica dos países membros, o ICGEB promove a interação direta entre cientistas internacionalmente reconhecidos por meio dos programas:

  • Bolsas de estudo:

http://www.icgeb.trieste.it/fellowships.html

  •  Encontros e cursos:

http://www.icgeb.trieste.it/meeting-proposals.html

  • Projetos de Pesquisa colaborativa (CRP):

http://www.icgeb.trieste.it/research-grants.html

A participação do Brasil como país membro do ICGEB iniciou-se em 1994 como consequência do depósito do Instrumento de Ratificação do Estatuto e do Protocolo do ICGEB em 1990. Desde 2002, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC, por meio da Coordenação-Geral de Saúde e Biotecnologia, exerce a função de ponto focal do ICGEB no Brasil e o seu Coordenador-Geral exerce a função de Liaison Officer do ICGEB no Brasil.

Em 2014 um Acordo de Cooperação entre o ICGEB e o CNPq foi assinado com previsão de fomento da pesquisa, desenvolvimento e inovação nas seguintes áreas de conhecimento: biotecnologia, imunologia, biomedicina, doenças infecciosas, biologia computacional, biotecnologia de plantas, biossegurança e avaliação de riscos associados a organismos geneticamente modificados. Sob o escopo do Acordo de Cooperação ICGEB-CNPq, a Chamada Pública MCTI/CNPq Nº 18/2015 foi lançada para apoiar projetos de P,D&I cujos proponentes foram pesquisadores brasileiros em colaboração com pesquisadores de um dos três componentes centrais  do ICGEB (Cidade do Cabo, Trieste e Nova Deli). Os resultados da Chamada Pública MCTI/CNPq Nº 18/2015 encontram-se disponíveis pelo link:

http://cnpq.br/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&idDivulgacao=6103&filtro=abertas&detalha=chamadaDetalhada&id=47-614-3678  

Data: 28/03/2017

Fonte: Secretaria Geral do PPG-BIONORTE

Pós-Graduação Fale Conosco Financiadores
Secretaria Geral do Curso de Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia
Universidade Federal do Amazônas - Setor Sul, Bloco "M"
Av. Gal. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, nº 3000 - CEP: 69.077-00 - Manaus/AM
Fone/Fax: (92)3305-1181 - Ramal 4219 ou (92) 99318-2155
Página Inicial  •  Mapa do Site  •  Contato  •  Área Restrita