Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Bionorte
Bionorte
   Brasil, quarta-feira, 21 de Agosto de 2019.CPF:Senha:

Currículo

Currículo do Pesquisador

Carolina Rodrigues da Costa Doria
CitaçõesDORIA, C. R. C.;DORIA, CAROLINA RODRIGUES DA COSTA
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Biológicas :: Zoologia
Formação
  • Doutorado - Periodo: 2000 a 2004 - Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido
    Universidade Federal do Pará
  • Mestrado - Periodo: 1992 a 1994 - Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais
    Universidade Estadual de Maringá
  • Graduação - Periodo: 1987 a 1991 - Ciências Biológicas
    Universidade Estadual de Londrina
Atuação Profissional
  • Acta Scientiarum (UEM)- / Periodo: 2006 a 2007
  • Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso)- / Periodo: 2013 a atual
  • Colégio Objetivo- / Periodo: 1995 a 1996
  • Conservacion y manejo de recursos hidrobiológicos en la cuenca rio Iténez- / Periodo: 2009 a atual
  • Conservación y manejo de recursos hidrobiológicos en la cuenca rio Iténez.- / Periodo: 2009 a atual
  • Iheringia. Série Zoologia- / Periodo: 2006 a 2007
  • Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis- / Periodo: 2007 a 2008
  • Intituto Nacional de Pesquisas Espaciais- / Periodo: 1994 a 1996
  • MMA - PNUD- / Periodo: 2003 a 2003
  • MMA /SCA- / Periodo: 2003 a 2003
  • Organização dos Seringueiros de Rondônia- / Periodo: 1997 a 1999
  • Revista Brasileira de Biociências (Online)- / Periodo: 2009 a 2010
  • Revista de Administração Rural da Amazônia- / Periodo: 2013 a atual
  • TECNOSOLO- / Periodo: 1997 a 1999
  • Tópicos de atualização em Ciências Aquáticas- / Periodo: 2014 a 2014
  • Universidade Federal de Rondônia- / Periodo: 2000 a atual
  • University of Florida- / Periodo: 2013 a atual
Linha de Pesquisa
  • Biodiversidade e Sustentabilidade
  • Ecoturismo, Conservação de UC, Conservação de áreas de uso direto;
  • Taxanonomia, Ecologia, pesca e conservação da Ictiofauna da bacia do Rio Madeira
Projetos de Pesquisa
  • Shading light on the migration patterns of Brachyplatystoma species in the Madeira/Solimões basins using otolith 87/86Sr ratios
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Programa de Biodiversidade da Amazônia - PPBIO - Nucléo Rondônia. Inventário e ecologia da Ictiofauna da Esec Cuniã.
    Período: 2007 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Centro de Estudos Integrado da Biodivesidade da Amazônia - CEBAM . INCT/INPA e UNIR
    O Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (CENBAM) tem por objetivo integrar as pesquisas biológicas na Amazônia em cadeias eficientes de produção científico/tecnológica. Atualmente, a biodiversidade amazônica não está sendo conservada ou explorada de forma eficiente por falta de conhecimento científico/tecnológico. As poucas pesquisas estão concentradas no entorno dos maiores centros populacionais, Belém e Manaus. Os centros regionais enfrentam um círculo vicioso, no qual a falta de recursos desestimula a fixação de recursos humanos qualificados no interior, e a falta de recursos humanos qualificados resulta em pouca produção científica, impedindo a captação de recursos, o que, por sua vez, dificulta a capacitação de recursos humanos locais. O CENBAM atuará em núcleos regionais no Amazonas, Roraima, Amapá, Rondônia, Acre e Mato Grosso, promovendo a capacitação de recursos humanos locais em diversos níveis, desde assistentes de campo e parataxonomistas até alunos de ensino básico e médio, técnicos de laboratório e alunos de pós-graduação, além de viabilizar a adequação de infra-estrutura, como museus, herbários e coleções vivas, a instalação e recuperação de equipamentos e laboratórios, e o intercâmbio necessário para o aproveitamento dos recursos disponíveis. O planejamento e execução dessas atividades serão realizados em colaboração com os usuários das informações, como laboratórios de biotecnologia, gestores de reservas biológicas, áreas de produção madeireira e órgãos responsáveis para avaliação de impactos ambientais e monitoramento de áreas de influência de grandes obras.
    Período: 2009 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Disponibilização dos dados das Coleções Biológicas de Rondônia no Sistema de Informação sobre Biodiversidade Brasileira
    Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Rede de Cooperação Internacional para Pesquisa Integrativa sobre Efeitos Socioambientais de Barragens Hidroelétricas na Amazônia Legal: Aprendendo com as Experiências.
    Intercâmbio acadêmico, científico e técnico entre cinco instituições universitárias brasileiras e seus programas de pós-graduação (UNIR, UFT, UNEMAT/Xavantina, UFAC e UFPA/NAEA) e a Universidade da Flórida (Programa Tropical Conservation and Development- TCD), viabilizando uma rede cooperativa de pesquisa que tenha como escopo o desenvolvimento de abordagens teóricas e metodológicas para o estudo integrativo dos impactos relacionados aos empreendimentos hidrelétricos na Amazônia brasileira, notadamente nas bacias dos rios Madeira e Tocantins.
    Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Desenvolvimento e adequação do Ecopath with Ecosim and Ecospace (EwE Ecospace) para subsidiar o manejo pesqueiro ecossistêmico no Brasil, com destaque para a modelagem econômica-social da pesca e do crescimento da teoria de teias tróficas"
    Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Rede cooperativa de pesquisa e formação de recursos humanos para o estudo dos impactos dos empreendimentos hidrelétricos na Amazônia sobre recursos pesqueiros e a pesca com enfoque ecossistêmico
    Estabelecer uma rede cooperativa de pesquisa e formação de recursos humanos visando a integração de estudos dos recursos pesqueiros e pesca nos empreendimentos hidrelétricos na Amazônia Legal. O ponto de partida é o entendimento dos processos de alteração das assembléias de peixes, da comunidade de pescadores e da atividade de pesca em cada bacia e a comparação entre elas, a partir da integração dos quatro estudos de caso na região. Esta integração possibilitará a obtenção de subsídios técnicos para a compreensão, avaliação, e melhoria dos mecanismos de tomada de decisão e governança na implantação de hidroelétricas na Amazônia, bem como a melhor qualificação e fortalecimento dos cursos de pós-graduação.
    Período: 2013 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • TAXONOMIA, ECOLOGIA, PESCA E CONSERVAÇÃO DA ICTIOFAUNA DO RIO MADEIRA
    No rio Madeira, tanto a riqueza quanto a composição de espécies e o padrão estrutural e funcional da ictiofauna são pouco conhecidos, seja na escala espacial ou temporal. Além do pouco conhecimento no que se refere à comunidade de peixes do curso do rio Madeira em território brasileiro, há um histórico de impactos ambientais, causados por ações antrópicas na bacia, principalmente em função do desmatamento acumulado da vegetação ripária e da prolongada e intensa exploração garimpeira de ouro no leito e nas barrancas do rio Madeira. Impactos ambientais exercidos pelo homem, via de regra, afetam negativamente a biodiversidade, pois geralmente acarretam o declínio da riqueza e da diversidade de espécies. Tendo em vista as múltiplas ações antrópicas que têm afetado a bacia do rio Madeira de forma negativa ao longo da historia de colonização da região se faz necessária a execução de projetos que se destinem a conservação da ictiofauna na bacia do rio Madeira. Este projeto se insere neste contexto e visa complementar informações a cerca da biodiversidade padrões espaço-temporais da ictiofauna; biologia de espécies com importância reconhecida na pesca comercial e de subsistência, gerando informações que permitam o manejo dessas populações e conhecer as relações entre o homem e os peixes na região.
    Período: 2008 - 2018 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Dinâmica e Estrutura da Ictiofuna de Igarapés do Parque Natural de Porto Velho
    Período: 2012 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Centro de Estudos de Adaptações da Biota Aquática da Amazônia, ADAPTA-AMAZÔNIA
    A diversidade biológica existente na Amazônia, intimamente ligada a um conjunto de habitats igualmente diverso, constitui uma ferramenta única para a Biologia Aplicada. Não há consenso sobre o tamanho dessa biodiversidade e as estimativas para sua valoração carecem de uma base sólida. Isso decorre, fundamentalmente, da abordagem a que temos nos dedicado. A diversidade está potencializada infinitamente na função de cada organismo, nas suas respostas a cada desafio ambiental, quer sejam naturais, quer tenham origem antrópica. Com o advento da Biologia Molecular, aprendemos que essa aparente unicidade pode manifestar-se de infinitas formas, por meio de infinitos processos de regulação gênica, e esconde infinitas oportunidades face ao mundo de desafios que vivem a humanidade. Na Amazônia, além do potencial efeito sobre os níveis da água, as mudanças ambientais podem ter efeitos marcantes sobre a flora e a fauna em decorrência do aumento da temperatura e dos níveis de dióxido de carbono. Isso é preocupante, tendo em vista que o homem da Amazônia depende do ambiente aquático para seu sustento e, nesse ambiente, as interações são, como apontado, complexas. É preciso estimar a capacidade adaptativa e a resiliência não de uma espécie, mas do sistema. O INCT ADAPTA tem como objetivos princpais encontrar marcadores ambientais sensíveis e adequados a tal ponto de nos permitirem desenvolver e propor estratégias de conservação de espécies da biota Aquãtica da Amaônia, visando a conservação ambiental e o bem estar da Sociedade que vive na região..
    Período: 2009 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Variação temporal da comunidade íctica e de uso do recurso em área de várzea da Amazônia Central
    Período: 2009 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Dinâmica da pesca nos principais mercados de RO
    Análise da Dinâmica da Pesca e biologia pesqueira nos principais mercados pesqueiros de Rondônia (Bacia do Madeira, Guaporé, Mamoré).
    Período: 1999 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Desenvolvimento de tecnologia de cultivo do jundiá amazônico
    O Objeto do convênio descortina um enfoque ampliado que vai além das simples técnicas de cultivo, procurando desenvolver um pacote tecnológico sob a ótica da formatação e democratização de uma cadeia produtiva. A proposta compreende a larvicultura, a alevinagem, a recria e a engorda do peixe, além de efetivar a viabilidade técnica, econômica e financeira do cultivo e ainda, almeja publicar e divulgar a produção do jundiá em toda Amazônia Legal.
    Período: 2005 - 2009 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Ecologia e Biologia de Comunidades de Peixes do Igarapé Belmont, Porto Velho RO.
    Período: 2005 - 2007 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Manejo do Pescado em Resex do Guaporé
    Período: 2003 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Estudo de Viabilidade das AHE`S Jirau e Santo Antônio, localizadas no Rio Madeira em Rondônia, no trecho ente Porto Velho e Abunã
    Período: 2004 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Apoio a consolidação do Ecoturismo em Resex do Guaporé
    Apoio técnico às comunidades tradicionais na implentação da atividade ecoturistica de forma sustentável
    Período: 1997 - 2004 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
Áreas de Atuação
  • Ciências Biológicas :: Ecologia :: ::
  • Ciências Biológicas :: Zoologia :: ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Turismo :: ::
Idiomas
  • Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção < 201120132014Total
Banca Julgadora para Concurso Público10001
Participação em Banca de Doutorado01001
Participação em Banca de Exame de Qualificação00011
Participação em Banca de Graduação1002012
Participação em Banca de Mestrado12036
Total1232421
Eventos
Tipo de Produção < 2011201220132014Total
Participação em Congresso410005
Participação em Encontro300003
Participação em Oficina100102
Participação em Seminário500016
Participação em Simpósio101002
Total14111118
Orientação
Tipo de Produção < 2011201220132014Total
Orientação em Andamento de Doutorado001214
Orientação em Andamento de Iniciação Científica000314
Orientação em Andamento de Mestrado000202
Orientações Concluídas para Mestrado104207
Orientações em Andamento para Graduação000022
Outras Orientações Concluídas38387056
Total3931316475
Prêmios
Tipo de Produção < Total
Prêmios11
Total11
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção < 2011201220132014Total
Apresentação de Trabalho100318132
Artigo Aceito para Publicação000011
Artigo Publicado16031222
Capitulo de Livro Publicado303208
Curso de Curta Duração Ministrado100001
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional210003
Livro Publicado ou Organizado101103
Organização de Evento100113
Outras Bancas Julgadoras100001
Outras Orientações em Andamento000112
Outras Produções Bibliográfica100001
Programa de Rádio ou TV002002
Texto em Jornal ou Revista100001
Trabalho em Eventos34800042
Total71912246122
Produção Técnica
Tipo de Produção < 2012Total
Trabalho Técnico718
Total718
Pós-Graduação Fale Conosco Financiadores
Coordenação Geral do Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia - PPG-BIONORTE
Universidade Estadual do Maranhão - Cidade Universitária Paulo VI - Predio da Veterinária
Av. Lourenço Vieira da Silva, nº 1000 - CEP: 65.055-313 - São Luis (MA)
Página Inicial  •  Mapa do Site  •  Contato  •  Área Restrita