Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Bionorte
Bionorte
   Brasil, terça-feira, 15 de Outubro de 2019.CPF:Senha:

Currículo

Currículo do Pesquisador

Alberdan Silva Santos
CitaçõesSANTOS, A. S.;Santos, Alberdan S.
TitulaçãoPós-Doutorado
ÁreaCiências Biológicas :: Bioquímica
Formação
  • Pós-Doutorado - Periodo: 2008 a 2009 - Instituto de Agroquímica y Tecnologia de Alimentos
  • Doutorado - Periodo: 2000 a 2003 - Bioquímica
    Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Mestrado - Periodo: 1993 a 1996 - Química e Biotecnologia
    Universidade Federal de Alagoas
  • Graduação - Periodo: 1986 a 1992 - Engenharia Química
    Universidade Federal do Pará
Atuação Profissional
  • American Journal of Biochemistry and Biotechnology- / Periodo: 2006 a atual
  • Current Microbiology (Print)- / Periodo: 2010 a atual
  • Indian Journal of Marine Sciences- / Periodo: 2006 a atual
  • Museu Paraense Emílio Goeldi- / Periodo: 1987 a 1997
  • Universidade Federal do Pará- / Periodo: 1997 a atual
Linha de Pesquisa
  • Biotecnologia e Química Fina
  • Estudos de Mecanismos Reacionais e Desenvolvimento de Processos Químicos e Biotecnológicos
  • Metabolômica, Proteômica e Lipidômica Apliadas a plantas e Microorganismos da Amazônia
  • Química Orgânica e de Biomoléculas
Projetos de Pesquisa
  • Sistema de separação de produtos de interesse biotecnoógico
    Projeto Pró-equipamentos institucional Edital no25/11. Sistema Preparativo de Purificação e Separação de Biomoléculas: Este equipamento de médio porte será utilizado para a purificação de moléculas bioativas produzidas por microorganismos e células vegetais, com uso intenso em separação de Proteínas, Metabolitos secundários; Produtos de síntese de oligonucleotideos; Proteinas recombinantes; Separação de peptídeos para analise de massas por LC-MS e para fazer análises de proteomas pela abordagem LC-MALDI.
    Período: 2011 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA
  • Processo biotecnológico aplicado a biotransformação de óleos essenciais da Amazônia
    O estado do Pará apresenta um grande potencial em plantas aromáticas de origens nativa e introduzida. A espécie Piper hispidinervium é uma planta arbustiva pertencente à familia da Piperaceae, e apresenta um alto rendimento em óleo essencial rico em safrol, uma substância pertencente à rota dos fenilpropenos. A tecnologia agraindustrial de produção deste óleo essencial está bem estabelecida, e atualmente dominamos a tecnologia de produção deste óleo. Atualmente o Brasil produz piperonal através de um processo químico com alta demanda de energia, além do uso de soluções de KOH, o que torna o processo não limpo. Por este motivo, a estratégia de aplicação de métodos biotecnológicos para ageração de piperonal a partir do safrol surge com uma alternativa viável à obtenção de um produto corretamento ecológico de modo a elevar o valor de mercado dos recursos naturais potencialemnte econômico de nossa região. Considerando a seleção de um dado microorganismo capaz de promover uma reação de monooxigenação, tal como a introdução de um átomo de oxigênio no grupo propenila do isossafrol, e utilizando o peróxido de hidrogênio como co-substrato, é necessário que o microrganismo possua a capacidade de expressar uma ou mais oxidase, tal como as monooxigenases dependentes do citocromo-P450 ou as peroxidases (ligninas peroxidases ou manganês peroxidases). Neste caso, será realizada uma investigação sistemática microbiológica com vista à seleção de linhagens de microrganismos capazes de efetivar a biotransformação nas condições requeridas. Para tanto, será necessário realizar estes bioensaios dentre um grande número de microorganismos potencialmente capaz de realizar a biotransformação de interesse.
    Período: 2005 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Sistema de separação de produtos de interesse biotecnoógico
    Projeto Pró-equipamentos institucional Edital no25/11. Sistema Preparativo de Purificação e Separação de Biomoléculas: Este equipamento de médio porte será utilizado para a purificação de moléculas bioativas produzidas por microorganismos e células vegetais, com uso intenso em separação de Proteínas, Metabolitos secundários; Produtos de síntese de oligonucleotideos; Proteinas recombinantes; Separação de peptídeos para analise de massas por LC-MS e para fazer análises de proteomas pela abordagem LC-MALDI.
    Período: 2011 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA
  • Integração dos grupos de pesquisa em rede para a geração de bioprocessos e bioprodutos, formação de recursos humanos e aumento da massa crítica em biotecnologia na Amazônia.
    Este proejto trata da integração em rede de tecnicasavaçadas de biotecnoligia para a geração de produtos da andiroba com vista a sua aplicação biotecnológica.
    Período: 2010 - 2014 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Rede exporação do bioma da Amazonia para desenvolvimento de tecnologias de produção de etanol de segunda geração - Biodiversa 2G
    proejto em rede para ageração de bioetanol a p artir da aplicação deezimas produzidas por fungos filamentosos na UFPA
    Período: 2011 - 2014 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Desenvolvimento de de CTI na geração de insumos da andiroba para aplicação na Indústria de cosméticos no Estado do Pará
    Controle microbiológico na fermentaçao responsavel pela processo de puba para a produçao do óleo de andiroba baseada no método tradicional. Desenvolvimento tecnológico no processamento dos insumos, Avaliação sazonal da composição química de óleos e extratos, Padronizaçao e estabilização de extratos e óleos regionais
    Período: 2010 - 2013 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Caracterizaçao botânica e fisico-química de méis produzidos na regiao da transamazônica-Pará.: Elemento para o desenvolvimento do arranjo produtivo da criaçao de abelhas indigenas na agricultura familiar
    Este proejto visa o desenvovlimento de um plano de trabalho de um aluno de mestrado o qual desenvolverá um processo de produçao de bebidas fermentadas a aprtir de mel silvestre, e também o isolamento da flora microbiana para estudo do potencial de usos destes microorgansmos na fermentaçao de de méis.
    Período: 2009 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Isolamento e caracterizaçao de concentrado de enzimas hidrolíticas produzidas por fungos filamentosos naturalmente ocorrentes na mandioca (manihot esculenta)
    Este proejto integra três grupos de pesquisas (2 da UFPA e 1 da USP). Este projeto é um dos carros chefes do Grupo de Biotransformaçoes (Coordenado pelo Professor Alberdan Santos), o qual foi o mentor intelectual e confecçao do referid projeto. Em funçao de sua saida para seu pós-doctoral o prof . Alberdan deixou o Prof. Claudio Nahum na coordenaçao. Porém o projeto é estritamento em Biotecnologia de microorganismos buscando produzir, isolar e caracterizar enzimas hidrolíticas. Neste proejeto busca-se produzir um coquetel enzimática que seja capaz de hidrolizar polpa de celulose.
    Período: 2008 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Biotransformação de Fenilpropanóide Presente em Óleo Essencial de Planta Aromática da Amazônia
    Duas fontes são alvos deste estudo: Fonte microbiana, na qual se investigará 15 cepas de fungos filamentosos isoladas, que ainda serão taxonômicamente identificadas, e que foram isoladas das raízes de mandioca (Manihot sculenta) em um trabalho de mestrado que está sendo realizado sob minha orientação. Fonte vegetal, na qual se investigará três espécies conhecidas (Mandioca - Manihot sculenta, Pupunha Bactris gasipaes) e uma espécie conhecida mas que será investigado calos produzidos in vitro. Outras espécies serão avaliadas para fins de catalogação do potencial de produção de peroxidases. De um modo geral, busca-se fontes potenciais produtoras de enzimas que apresentam habilidade de oxidar o safrol o isossafrol, principalmente.
    Período: 2008 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Produtos Naturais com Atividade Praguicida a partir de Plantas Aromáticas.
    Produtos naturais que apresentam potencial de uso no combate de pragas agrícolas, é uma alternativa viável eficaz e que apresenta menor impacto ambiental referente a toxicidade frente a outras espécies, além de ser considerado uma solução ambiental em um futuro próximo. Esta alternativa poderá constituir uma ferramenta importante dentro dos programas de manejo integrado de pragas (MIP), não só no uso direto de concentrados, mas como ponto de partida em programas de sínteses que conduzam novos produtos comerciais, desde que sejam investigados novos modos de ação das substâncias presentes nestes óleos essenciais ou em derivados das mesmas. De um modo geral, busca-se novas substancia ou derivados, após biotransformações, que constituirão um pilar na proteção de plantas nas próximas décadas, como fruto de uma química ambientalmente promissora e ecologicamente correta, evitando as contaminações das águas, além de evitar efeitos sobre organismos da fauna e flora que integram os ecossistemas.
    Período: 2009 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Dinâmica mercurial em recursos hidricos do interesse do setor elétrico da Amazônia Oriental
    Neste projeto serão levantados parâmetros clássicos de análise mercurial em água, sedimentos e poeixes e serão aplicadas tecnicas de análises genômica no conhecimento e entendimento da dinâmica biológica mercurial mediada por microorganismos em três áreas de interesse para a Eletronorte: O projeto apresenta um forte carater de inovação tecnológica por fazer uso de modernas técnicas de engenharia genética que permitem quantificar e correlacionar a poresença do mercúrio com a expressão e capacidade de biorremediação do genoma ambiental presentes nestas corpos d´agua. Os resultados gerados aqui pela primeira vez analisarão todos os elos da biocontaminação do mercúrio no meio ambiente, seus principais bioacumuladores e biotransformadores, permitindo a completa integração dos dados em compartimentos bióticos e abióticos.
    Período: 2007 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Implantaçao de tecnologia para produçao de proteinas recombinantes no laboratório de engenharia biológica do PCT-Guamá
    FAPESPA/SEDECT R$119,623,00
    Período: 2008 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Produçao biotecnológica de moléculas com atividades biológicas
    Pretende-se utilizar a estratégia de aplicação de métodos biotecnológicos para a produção de metabólitos secundários com atividade biológica por meio de técnicas de cultura de tecidos (Calos e suspensão celular), as quais já é bem conhecida e utilizada para a produção comercial de shiconina e alcalóides indólicos. Desta forma, pretende-se aplicar a biotecnologia para produzir e acumular isoflavonóides em cultivo de células de Boerhaavia coccinea. O processo será realizado em escala de bancada e em seguida será procedido o estudo do scale up. Nestes estudos, ressalta-se a necessidade de instalação de um LC/MS (equipamento de médio porte) que permitirá avaliar os extratos brutos, realizando-se ao mesmo tempo a separação, isolamento e identificação das moléculas em estudos avançados, o que permitirá avaliar o potencial da planta em estudo para sua micropropagação e multiplicação da espécie em escala tecnológica. O objetivo geral da proposta é realizar o desenvolvimento do processo da produção de isoflavonóides em escala de bancada através da Biotecnologia Vegetal visando avaliar as atividades biológicas: antimicrobianas e antiinflamatórias. Edital 003/2008 - Universal (Pesquisa Tecnológica e Inovaçao) FAPESPA: R$ 44.640,56
    Período: 2008 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Avaliação da exposição a campos eletromagnéticos de baixa frequencia gerados em linhas de transmissão sobre a microbiodiversidade da Amazônia brasileira
    Ao analisarmos o sistema de geração e transmissão de energia elétrica estabelecidos no Norte Brasileiro podemos inferir, previamente, que no caso de uma ação impactante dos CEM BF sobre a microbiodiversidade, esta terá conseqüência pontual, dadas as dimensões do bioma. Justifica-se assim a implementação deste projeto por ser uma iniciativa nunca antes realizada, com perspectivas de resultados de alto interesse por parte da sociedade e do setor energético desenvolvendo e introduzindo metodologias aferidoras da saúde ambiental em projetos de geração e transmissão energética, implantados e em implantação. Este projeto atende a necessidade de pesquisa e desenvolvimento tecnológico apresentada pela Eletronorte no Ciclo 2005/2006, sob número 2179: "Avaliação dos efeitos dos campos eletromagnéticos de sistemas de transmissão de energia elétrica sobre a microbiodiversidade na região Amazônica".
    Período: 2006 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: DESENVOLVIMENTO
  • Caracterização das atividades biodefensivas de substâncias químicas produzidas por plantas amazônicas, visando seu uso racional
    presente proposta de pesquisa tem por objetivo geral identificar compostos químicos produzidos por plantas da flora Amazônica, com potencial de uso como Biodefensivos (carrapaticida,bioerbicida e fungicida). Serão desenvolvidas cinco ações de pesquisa, sendo: ação 1. Avaliação do potencial bioerbicida, como pré-emergente, de compostos químicos produzidos por plantas amazônicas; ação 2. Avaliação do potencial bioerbicida, como pós-emergente, de compostos químicos produzidos por plantas amazônicas - que será desenvolvida em duas fases uma em condições de laboratório e outra em casa de vegetação; ação 3. Testes de compostos químicos produzidos por plantas amazônicas, no controle de ectoparasitas - que envolverá em premeira instância testes in vitro e posteriormente testes in vivo; ação 4. Testes de compostos químicos produzidos por plantas amazônicas, no controle de endoparasitas; ação 5 Investigação Sistemática Microbiologica: ensaios anti-fitopatógenos com extratos e substâncias extraidas das três espécies de plantas amazônicas. As avaliações envolverão a utilização de diferentes partes de espécies de plantas, duas espécies de timbó e uma do cipó-dalho, onde há evidências, conhecimento popular, de propiedades biológicas compatíveis com os objetivos desse projeto. Os resultados esperados são a identificação de atividade biológicas em espécies de plantas amazônicas, caracterizando suas propriedades como bioerbicida (pré e pós-emergente) e como agente de controle de endo e ecto-parasitas animal. O conjunto de todas estas informações permitem que, com base na etnociência, se possa vislumbrar grandes possibilidades de lograr sucesso na prospecção de substâncias químicas, nessas espécies de plantas, de maneira que se identifique usos potenciais com vistas a busca de sustentabilidade econômica para as populações comunitárias amazônicas envolvidas, através da obtenção de extrato ou substâncias das plantas Derris urucu, Derris nicou e Mansoa alliacea que apresente atividade
    Período: 2006 - 2008 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Aplicação de Médotods hibridos (QM/MM) no estudo do efeito do meio em processos químicos e Bioquímicos para produtos naturais amazônicos
    Projeto de cooperação internacional:(BRASIL-ESPANHA) Planejar novos fármacos com atividades anti-HIV e antiulcerogênicas a partir de produtos naturais obtidos no estado do Pará, fazendo uso de metodologias QM/MM e Dinâmica Molecular, desta forma contribuindo para o isolamento ou síntese de novos fármacos. Pretendemos com estes estudos dar uma contribuição a nivel molecular para a compreensão do mecanismo de ação de diversos produtos naturais, desta forma auxiliar os estudos experiementais na produção biotecnológica de novos candidatos a fármacos com ação anti-HIV e antiulcerogênica.
    Período: 2006 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Fortalecimento da Pós-graduação na Amazônia: Consolidação do Programa de Pós-graduação em Química da UFPA
    Projeto desnvolvido no Departamento de Química da UFPA para alavancar o Programa de pós-graduação, de maneira a implementar o mestrado e criar o doutorado. Este projeto conta com colaboração de outras instituições e estamos aguardando a liberação dos recursos para iniciarmos as atividades previstas no cronograma.
    Período: 2004 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Equipamentos de médio porte para fortalecer a pesquisa em biotecnologia de macromoléculas polipeptídicas
    Este projeto visa a aquisição de equipamentos de médio porte para fortalecer a pesquisa em biotecnologia. Equipamentos como LC/MS, Maldi Tof foram adquiridos para se investigar enzimas, peptideos, micro moléculas com atividades biológicas. Isto dará um grande passo na pesquisa que estamos desenvolvendo em nossa instiutição na Região Amazônica.
    Período: 2006 - 2007 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Planejamento e Desenvolvimento de Fármacos
    O objetivo principal deste projeto é criar uma infra-estrutura para o grupo de pesquisa em planejamento e desenvolvimento de novos fármacos com propriedades antioxidantes, que atuem no tratamento da leishmaniose, AIDS, resposta inflamatória e analgésica. Como se trata de uma área multidisciplinar pretende-se aglutinar profissionais das áreas de Química, Física, Farmácia, Biologia e Medicina. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos por pesquisadores, alunos de graduação mestrado e doutorado dos cursos de graduação e pós-graduação em Química e Biologia da Universidade Federal do Pará.
    Período: 2004 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Processo de Produção de Enzimas a Partir do Cultivo de Microrganismos em Rejeitos da Indústria do Dendê
    A produção de enzimas de interesse industrial apresenta grande perspectiva como alternativa para viabilizar a utilização destes biocatalisadores na transformação de produtos naturais tendo em vista o potencial que estas fontes de matérias-primas apresentam em gerar produtos de interesse econômico. A presente proposta busca viabilizar metodologias de produção de peroxidases e lípases a partir de cultivo de microrganismos em rejeitos da indústria do dendê no Estado do Pará. Posteriormente, pretende-se utilizar estes agentes biocatalíticos em processos de biotransformação de substâncias naturais presentes nos óleos essências e óleos fixos da região Norte. Desta forma, pretende-se desenvolver estudos que visem aplicação tecnológica com os recursos existentes na região. Peroxidases são enzimas extracelulares capazes de realizar oxidações inespecíficas em substâncias orgânicas de interesse farmacêutico, podendo ser utilizadas em processos de biotransformações para realizar hidroxilações ou epoxidações de moléculas orgânica, além dos diversos usos industrias, tais como na indústria de papel e celulose, creme dental e na biorremediação do meio ambiente. Estas enzimas serão produzidas por fermentação no estado sólido (FMS) utilizando os fungos P. variotii, Phanerochaete chrysosporium ou Fusarium oxysporium, no meio sólido basal constituído de rejeito proveniente da prensagem da polpa do dendê, a qual será utilizada como fonte de carbono e nitrogênio. Lípases são enzimas de grande interesse industrial, podendo ser utilizadas como biocatalisadores na síntese de ésteres ou na hidrólise de triacilglicerois que contenham ácidos graxos de interesse na industria de alimentos, cosmética e de aromas, principalmente.
    Período: 2004 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Biotecnologia Aplicada a Produção de Bioerbicida
    Pretende-se produzir herbicida natural através de método biotecnológico com vistas ao grande potencial de uso na agricultura. Desta maneira, a otimização de um processo de suspensão celular para a produção de bioerbicida surge como uma nova tecnologia aplicada `a solução de um problema de produção de substâncias naturais em maior escala. O uso indiscriminado de hebicidas sintéticos tem afetado o meio ambiente de maneira alarmante, devido às suas agressões poluentes, tanto nos alimentos quanto na fauna e flora onde os mesmos são aplicados. Por este motivo a busca de novas tecnologias que gerem herbicida menos agressivos ao meio ambiente vem sendo praticada. Estudos anteriores, identificaram substâncias pertencentes à classe dos isoflavanoídes em extrato bruto de Pueraria phaseoloide, com alta atividade hebicida, entretanto, as concentrações obtidas diretamente das plantas foram baixíssimas e estudos posteriores apontaram a necessidade de tecnologias de geração de maiores concentrações destas substâncias. Diante deste problema, pretende-se utilizar a estratégia de aplicação de métodos biotecnológicos para a produção destas substâncias em maior concentração, por meio dos métodos de suspensão celular, o qual já é bem conhecido e utilizado para a produção comercial de outras substâncias. Desta forma, pretende-se aplicar a biotecnologia para produzir e acumular estes metabólitos em cultivo de células de Pueraria phaseoloides (Roxb.) Benth. O processo será realizado em escala de bancada e em seguida será procedido o estudo do scale up. O objetivo deste projeto é desenvolver um processo de produção em escala piloto desta classe de substância para se realizar os testes no campo. Os primeiros teste, até o momento só foram realizados in vitro no laboratório. Recursos aprovados R$: 25.000,00
    Período: 2004 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Estudos de desenvolvimento de pesquisa em tecnologia Química, utilizando recursos naturais ( rejeito do açai) como bases experimentais para a melhoria na formação do Químico Industrial.
    O desenvolvimento de um processo piloto que esteja relacionado com a química agroindustrial é um excelente sistema para atrair e despertar o interesse técnico científico dos discentes. Neste contexto, o aproveitamento de um resíduo agro-industrial permitirá, não só um aprimoramento nas resoluções de problemas práticos, mas também na conscientização de uma formação ética responsável que permita o engenheiramento de idéias de inovação de processos e de produtos , além de dar soluções em problemas ambientais, como é o caso do aproveitamento do rejeito da indústria do açai. A importância deste projeto está no fato de se ressaltar o perfil do profissional da química, direcionando-o para uma aplicação de cunho prático, voltado para uma realidade regional; um aspecto realista que integrará os conteúdos programáticos das diversas disciplinas ofertadas na grade curricular do estudante da Química Industrial. Este projeto apresenta a relevância de mostrar aos discentes o alcance de atuação, no campo de produtos naturais e rejeitos induistriais, dos graduandos em química industrial.
    Período: 2004 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Desenvolvimento de tecnologia para a produção de safrol a partir de pimenta longa
    Este projeto teve como objetivo envolver comunidades de dois estados, AC e PA, através dos pequnos produtores de pimentalonga. Neste projeto foram desenvolvidas etapas ,desde a preparação de mudas até o estabelecimento de plantas, extração do óleo essencia e comercialização. O objetivo principal foi desnvolver um plantio racional que pudesse manter a usina de extração e beneficiamento de oleo rico em safrol.
    Período: 1998 - 2001 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Desenvolvimento de sistemas de produção e tecnologia de aproveitamento e utilização de plantas medicinais e inseticidas: EMBRAPA
    Projeto desenvolvido para incentivar pequenos produtores da regiaão no trinamento de cultivo, manejo e processamento de plantas medicinais coordenado pela EMBRAPA Amazônia Oriental. Este projeto teve participaçao de centros comunitários e diversos pesquisadores das instituições da região Norte.
    Período: 1997 - 1999 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Estudo de Demanda por informação tecnológica pelo setor produtivo agroindustrial no Estado do Pará. Finaciadora: FUNTEC
    Este projeto teve como objetivo a busca de informações sobre as empresas estabelecidas no Estado do Pará. Onde pudemos avaliar o setor primario, secundario e terciário da indústria paraense. Diversos órgão foram envolvidos, Emater, UFPA, Embrapa, Ceplac e Sebrae-PA. Foram quantificados, tipos de produtos gerados, porte da empresa e demanda de produtos, além dos tipos de materias primas, maquinários, embalagens e mão de obra qualificada utilizadas.
    Período: 1997 - 1999 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
  • Ciências Biológicas :: Bioquímica :: Biotecnologia ::
  • Ciências Biológicas :: Bioquímica :: Enzimologia :: Metabolômica
  • Ciências Biológicas :: Botânica :: Botânica Aplicada ::
  • Ciências Exatas e da Terra :: Probabilidade e Estatística :: Estatística :: Análise de Dados
  • Ciências Exatas e da Terra :: Química :: Química Orgânica ::
  • Ciências Exatas e da Terra :: Química :: Química Orgânica :: Química dos Produtos Naturais
Idiomas
  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Francês: Lê: POUCO, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: POUCO
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção < 2011201220132014Total
Banca Julgadora para Concurso Público500005
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização100001
Participação em Banca de Doutorado411017
Participação em Banca de Exame de Qualificação400004
Participação em Banca de Graduação22001023
Participação em Banca de Mestrado20000020
Total56111160
Eventos
Tipo de Produção < 2012Total
Participação em Congresso202
Participação em Encontro303
Participação em Seminário404
Participação em Simpósio022
Total9211
Orientação
Tipo de Produção < 201120122013Total
Orientação em Andamento de Doutorado02215
Orientação em Andamento de Mestrado00011
Orientação em Andamento de Pós-Doutorado00011
Orientações Concluídas para Doutorado30205
Orientações Concluídas para Mestrado1601017
Orientações Concluídas para Pós-Doutorado11002
Outras Orientações Concluídas3500035
Total5535366
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção < 2011201220132014Total
Artigo Aceito para Publicação000011
Artigo Publicado31200235
Capitulo de Livro Publicado200002
Curso de Curta Duração Ministrado600006
Organização de Evento200002
Outras Bancas Julgadoras800008
Outras Participações em Eventos e Congressos700007
Outras Produções Bibliográfica400004
Programa de Rádio ou TV100001
Relatório de Pesquisa400004
Texto em Jornal ou Revista300003
Trabalho em Eventos870960102
Total1552963175
Produção Técnica
Tipo de Produção < Total
Patente44
Processos e Técnicas55
Produto Tecnologico77
Trabalho Técnico22
Total1818
Pós-Graduação Fale Conosco Financiadores
Coordenação Geral do Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia - PPG-BIONORTE
Universidade Estadual do Maranhão - Cidade Universitária Paulo VI - Predio da Veterinária
Av. Lourenço Vieira da Silva, nº 1000 - CEP: 65.055-313 - São Luis (MA)
Página Inicial  •  Mapa do Site  •  Contato  •  Área Restrita