Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Bionorte
Bionorte
   Brasil, quarta-feira, 21 de Agosto de 2019.CPF:Senha:

Currículo

Currículo do Pesquisador

Ana Aparecida Bandini Rossi
CitaçõesROSSI, A. A. B.;ROSSI, A.A.B.;ROSSI, ANA APARECIDA BANDINI;Ana Aparecida Bandinii Rossi;ROSSI, ANA;ROSSI, ANNA;ROSSI, ANA B.
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCIENCIAS_BIOLOGICAS :: Genética
Formação
  • Doutorado - Periodo: 2003 a 2007 - Genética e Melhoramento
    Universidade Federal de Viçosa
  • Mestrado - Periodo: 2001 a 2003 - Botânica
    Universidade Federal de Viçosa
  • Especialização - Periodo: 1997 a 1998 - Atualização Pedagógica
    Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Aperfeiçoamento - Periodo: 1997 a 1997 - Aspectos Metodológicos do Ensino de Biologia
    Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Graduação - Periodo: 1992 a 1996 - Ciências Biológicas
    Universidade do Estado de Mato Grosso
Atuação Profissional
  • Crop Breeding and Applied Biotechnology (Online)- / Periodo: 2014 a atual
  • Escola Rural Produtiva Alta Floresta- / Periodo: 1988 a 1999
  • Pesquisa Florestal Brasileira (Online)- / Periodo: 2015 a atual
  • Plant Genetic Resources (Print)- / Periodo: 2016 a atual
  • Revista de Biologia Tropical- / Periodo: 2015 a atual
  • REVISTA DE CIÊNCIAS AGRO-AMBIENTAIS (IMPRESSO)- / Periodo: 2016 a atual
  • Revista de Ciências Agro-Ambientais (Online)- / Periodo: 2010 a atual
  • Universidade do Estado de Mato Grosso- / Periodo: 1996 a atual
Linha de Pesquisa
  • Biologia Reprodutiva de Plantas
  • Estrutura Populacional e Diversidade genética vegetal
  • Filogeografia Molecular de espécies vegetais.
  • Plantas Medicinais
Projetos de Pesquisa
  • DIVERSIDADE GENÉTICA, CARACTERIZAÇÃO MORFOAGRONÔMICA E QUALIDADE CULINÁRIA DE ETNOVARIEDADES DE MANDIOCA CULTIVADAS NO ESTADO DE MATO GROSSO, BRASIL
    A mandioca é uma importante raiz tuberosa produzida mundialmente por apresentar boa adaptação a diferentes condições de clima e solo, com uso na alimentação humana, animal e indústria. A cultura, ao longo do tempo, vem sendo propagada vegetativamente, contudo manteve a reprodução sexuada ativa, promovendo variabilidade genética à espécie. Objetiva-se com este estudo realizar a caracterização molecular, morfoagronômica e avaliar a qualidade culinária de etnovariedades de mandioca (Manihot esculenta Crantz) cultivadas por agricultores familiares no estado de Mato Grosso, visando o resgate e conservação desses recursos genéticos para posterior uso em programas de pesquisa e melhoramento genético, bem como o estabelecimento de uma coleção de trabalho regional. O estudo será realizado nas mesorregiões norte, centro sul e sudoeste do estado de Mato Grosso, em propriedades de agricultores familiares onde a mandioca seja cultivada, segundo levantamento prévio realizado junto às secretarias de agricultura e feiras dos municípios. Após a coleta, as etnovariedades serão plantadas para serem multiplicadas, constituindo assim uma coleção de trabalho. Serão coletadas folhas jovens de cada etnovariedade multiplicada para posterior extração de DNA. A amplificação via PCR (Polymerase Chain Reaction) será realizada utilizando 14 marcadores microssatélites. O experimento para avaliação morfoagronômica será implantado no município de Alta Floresta, MT. O delineamento experimental utilizado será o de blocos ao acaso com quatro repetições. Os caracteres morfoagronômicos utilizados serão os descritos para Manihot esculenta (mínimos, principais, secundários, agronômicos preliminares e complementares). Estudos com etnovariedades tradicionais de mandioca, coletadas em diferentes regiões, permitirá a seleção de indivíduos com características desejáveis para cultivo comercial e também para programas de melhoramento, além de gerar contribuições para a elaboração de estratégias de conservação desse recurso genético vegetal.
    Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • CONSERVAÇÃO E USO DE ESPÉCIES VEGETAIS NATIVAS DA REGIÃO AMAZÔNICA COM POTENCIAL ECONÔMICO PARA A REGIÃO NORTE DO ESTADO DE MATO GROSSO
    Este estudo objetiva analisar os padrões da estrutura genética em populações naturais das espécies Spondias mombin, Hymenaea courbaril e Genipa americana no norte do estado de Mato Grosso por meio de marcadores moleculares; bem como avaliar aspectos reprodutivos, por meio da meiose e viabilidade polínica, e também identificar as formas de uso das espécies em estudo pela população local, visando socializar o conhecimento e assim viabilizar o uso e a conservação genética destas três espécies que possuem potencial econômico para a região norte matogrossense e que já vem sendo utilizadas pela população de forma extrativista.
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Dinâmicas ecológicas na Planície de Inundação do Alto Rio Paraguai (PELD- Projeto Ecológico de Longa Duração)
    Atualmente muito se fala sobre os impactos antrópicos na diversidade biológica, na diminuição e perda de serviços ambientais. Um dos problemas enfrentados nos estudos em áreas degradadas é exatamente a falta de conhecimentos da característica pristina destes ambientes, o que dificulta a tomada de decisão e mesmo a proposição de políticas públicas que surtam efeito real e duradouro. Diante da crescente devastação dos ambientes naturais uma solução seria o estudo prévio de remanescentes ainda intactos ou bem conservados que podem servir como modelo e mesmo como fonte de recurso vegeta, animal e mesmo mineral para reconstituição de áreas já degradadas. Neste contexto as Unidades de Conservação surgem como opção de áreas ainda conservadas e que mantém características que permitem o vislumbre do ambiente natural e com suas funções intactas.
    Período: 2017 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • QUINTAIS URBANOS: ESPAÇO DE APRENDIZAGEM MULTIDISCIPLINAR, PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE E DO PATRIMÔNIO CULTURAL
    Este projeto tem por objetivo promover a análise e o registro da biodiversidade vegetal nos quintais urbanos e do patrimônio cultural a ela associado, e, concomitantemente, proporcionar o diálogo entre as diferentes áreas de conhecimento da Educação Básica em um ambiente ?alternativo? de aprendizagem, culminando com incremento no processo de ensino/aprendizagem por meio de estudos e práticas comuns que evidenciem a ligação entre as diferentes disciplinas e também o saber popular e o científico. O projeto será desenvolvido na Escola Estadual 19 de Maio, Alta Floresta, e organizado em etapas: formação do grupo de professores, formação dos grupos de alunos, definição dos quintais a serem visitados, visita aos quintais, levantamento etnobotânico, identificação e registro do uso das plantas cultivadas, estudo da classificação não sistemática dos quatro grandes grupos vegetais, morfologia e reprodução das espécies mais comuns; proposta de atividades e construção de material para divulgação dos resultados do projeto.
    Período: 2017 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR, EFEITO ALELOPÁTICO, CITOTÓXICO E UTILIZAÇÃO DO GENGIBRE PELA POPULAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DE ALTA FLORESTA E PEIXOTO DE AZEVEDO
    O gengibre é utilizado como medicamento há milhares de anos e, geralmente, seu preparo segue o conhecimento popular, transmitido ao longo das gerações. No mundo contemporâneo, fitoterápicos já são produzidos em escala industrial, todavia, boa parte da população opta pelo uso de receitas caseiras de chás, infusões, emplastos, entre outras formas de preparação de medicamentos à base de plantas. O acervo destas receitas caseiras de medicamentos constitui um patrimônio cultural que deve ser preservado, por meio de registros, documentos, uma vez que o conhecimento acerca das mesmas vem se perdendo ao longo das gerações, já que este é transmitido, na maioria das vezes, oralmente ou por manuscritos. Apesar do uso de fitoterápicos tradicionais ser comum, são necessárias pesquisa quanto a sua possível toxidade. Serão realizados testes alelopáticos para identificação de possíveis alterações nos processos de germinação e desenvolvimento de plantas e testes citotóxicos e genotóxicos, para identificação de toxidade e genotoxidade relacionados à forma de preparo e a concentração do gengibre. Por ser uma espécie de propagação vegetativa, que reduz a variabilidade genética, será avaliada, por meio de marcadores moleculares, a diversidade genética de indivíduos de três populações diferentes, localizadas em Peixoto de Azevedo, Matupá e Apiacás, no norte do Estado de Mato Grosso, Brasil.
    Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Plantas Medicinais: construindo saberes e estabelecendo um elo entre o ensino e a aprendizagem
    Este projeto tem como objetivo proporcionar a construção de saberes e o estabelecimento de elos entre conhecimentos adquiridos no cotidiano e o científico, por meio da temática plantas medicinais utilizadas por alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio das escolas Jayme Veríssimo de Campos Junior e Vitória Furlani da Riva do município de Alta Floresta, MT. Para tanto, o trabalho será desenvolvido em etapas: seleção do grupo de professores; levantamento etnobotânico e mapeamento das plantas; avaliação do efeito citotóxico e genotóxico de plantas medicinais; estudo dos aspectos reprodutivos das 10 espécies mais utilizadas; propostas de atividades e confecção de material didático. Espera-se compreender a formação dos alunos, a partir do conhecimento popular e a relação com o processo ensino-aprendizagem sobre a utilização das plantas medicinais.
    Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • DINÂMICA DA PAISAGEM DE FRAGMENTOS FLORESTAIS E ESTRUTURA GENÉTICA POPULACIONAL DE DUAS ESPÉCIES NATIVAS DA AMAZÔNIA
    Este trabalho tem como objetivo avaliar as condições ambientais em fragmentos florestais na microrregião de Alta Floresta/MT e caracterizar a estrutura e a diversidade genética de populações do Açaí (Euterpe ssp.) e da Copaíba (Copaifera ssp). Para tanto, serão analisadas métricas da paisagem, caracterização morfológica e, estrutura genética das populações por meio de marcadores moleculares. Sendo assim, espera-se que estudo auxilie na conservação da biodiversidade dos fragmentos florestais e na definição da estrutura populacional das espécies em estudo, e que os resultados obtidos possam contribuir com a implantação de políticas públicas para a conservação.
    Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR E MORFOAGRONÔMICA DE ETNOVARIEDADES DE MANDIOCA CULTIVADAS NO ESTADO DE MATO GROSSO
    As espécies cultivadas na agricultura podem ser consideradas fornecedoras de novos materiais genéticos, conhecidas como variedades tradicionais ou etnovariedades, como exemplo da mandioca, que chega a receber o título de ?pão do Brasil?. Deste modo, o objetivo deste estudo é realizar um levantamento e coletar germoplasma de Manihot esculenta cultivadas por produtores do Estado de Mato Grosso, e caracteriza-las, a nível molecular e morfoagronômico, visando resgatar, conservar e utilizar o germoplasma em programas de pesquisa e de melhoramento genético, bem como estabelecer uma coleção de trabalho regional de germoplasma de mandioca. Assim o estudo será realizado no Estado de Mato Grosso, em propriedades rurais onde a mandioca seja cultivada, segundo levantamento prévio realizado junto às secretarias de agricultura e feiras dos municípios. O campo experimental será no município de Alta Floresta, MT, onde as etnovariedades de mandioca coletadas constituirão uma coleção de trabalho. Serão coletadas folhas de cada etnovariedade multiplicada no campo experimental. O DNA será extraído de aproximadamente 100 mg de tecido foliar com base no protocolo de CTAB com modificações. Para genotipagem da etnovariedades serão utilizados quinze marcadores microssatélites. O delineamento experimental constará de 5 (cinco) blocos ao acaso contendo 10 (dez) genótipos por linha e os tratamentos constituirão das etnovariedades selecionadas previamente por meio das visitas a campo. As características avaliadas serão de acordo com os descritores para Manihot esculenta. Serão avaliados os descritores mínimos (13), principais (12), secundários (6) e descritores agronômicos preliminares (12). As informações obtidas neste estudo poderão ser úteis também para a identificação de genótipos contrastantes a ser utilizado em futuros programas de melhoramento, pois proporcionará a análise de genótipos de interesse já cultivados pelos produtores da região norte do estado de Mato Grosso.
    Período: 2016 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • ETNOBOTÂNICA, MORFOANATOMIA, HISTOQUÍMICA, FITOQUÍMICA, EFEITO CITOTÓXICO E POTENCIAL ALELOPÁTICO DE ESPÉCIES MEDICINAIS UTILIZADAS NO TRATAMENTO DE MALÁRIA E DENGUE
    A malária é endêmica da Amazônia brasileira, tendo alta incidência e impactos na morbi-mortalidade de difícil controle. Já a dengue não é endêmica, entretanto também apresenta alta incidência nos primeiros cinco meses do ano. A presente proposta visa resgatar conhecimentos tradicionais através de levantamento etnobotânico, com equipes de bioenergético, das espécies medicinais amazônicas utilizadas no tratamento das duas doenças, para posteriormente caracterizar morfoanatomicamente, estudar a composição fitohistoquímica dos órgãos indicados como medicinais e avaliar os efeitos citotóxicos e potencial alelopático, com finalidades de fornecer subsídios para estudos farmacológicos e principalmente contribuição social.
    Período: 2014 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Rede de pesquisa em Passiflora: conservação da biodiversidade, potencial agronômico e biotecnológico de espécies coletadas na Amazônia Meridional mato-grossense, um centro de diversidade do gênero
    O principal objetivo da conservação dos recursos genéticos vegetais, relacionados às espécies cultivadas, é o resgate e a manutenção da diversidade genética existente e seu uso consciente no melhoramento de plantas. Espécies silvestres são consideradas repositórios de genes e, via hibridação interespecífica, têm permitido o melhoramento de muitas variedades modernas de culturas agronomicamente importantes, entre elas o maracujá azedo. A região centro norte do Brasil, na qual está inserida a Amazônia Meridional, pode ser considerado um centro de diversidade do gênero Passiflora, e dessa forma, a diversidade de material silvestre nessa região deve ser muito expressiva. A região norte do estado de Mato Grosso está inserida no Mosaico da Amazônia Meridional, o qual corresponde a uma iniciativa de gestão territorial, com o intuito de conter o avanço do desmatamento na Amazônia. A região apresenta uma ampla diversidade de espécies vegetais silvestres, mas atualmente, observa-se uma expressiva ação antrópica, devido à construção de usinas hidrelétricas e o avanço do agronegócio. Dessa forma, coletas de recursos genéticos vegetais, requerem alternativas de conservação sustentáveis que reduzam perdas de acessos por pressões bióticas e abióticas e, principalmente, possibilitem a valoração da diversidade genética do bioma amazônico através de procedimentos usuais de coleta, avaliação, caracterização e utilização consciente das amostras de populações naturais resgatadas. Evidencia-se, dessa forma, a importância de criar uma rede de pesquisa em Passiflora com o intuito de divulgar e ampliar os estudos em representantes silvestres desse gênero, ao elaborar uma coleção de Passiflora e caracteriza-la a nível morfológico, fenológico, bioquímico, químico, reprodutivo, genômico e citogenético, ampliando assim as pesquisas de conservação de germoplasma e consequentemente subsidiar estudos de melhoramento genético do maracujá azedo.
    Período: 2014 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • ANÁLISE DA DIVERSIDADE GENÉTICA E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE GENÓTIPOS EM POPULAÇÕES DE Bertholletia excelsa Bonpl. POR MARCADORES MOLECULARES E ANATÔMICOS
    Bertholletia excelsa é considerada uma das plantas de maior valor da Floresta Amazônica é utilizada como fonte de alimentação e renda. Porém suas populações naturais vêem sofrendo um declínio tanto em nível de espécime como na perca diversidade genética devido à fragmentação de seu habitat. Neste contexto, este estudo objetiva investigar por meio de marcadores moleculares e anatômicos a variabilidade genética e a distribuição espacial de genótipos em populações naturais fragmentadas e árvores espacialmente isoladas de B. excelsa no norte do estado de Mato Grosso, visando orientar futuras estratégias de manejo e preservação da espécie para garantir sua exploração econômica e sustentável.
    Período: 2013 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Aguçando o conhecimento e os sentidos: a utilização de hortas educativas no aprendizado e na educação inclusiva
    A Horta Escolar é um instrumento que pode desenvolver e promover vivências e transformações múltiplas entre os envolvidos e o ambiente do seu entorno, bem como permitir a abordagem de diferentes conteúdos curriculares de maneira significativa e contextualizada, na perspectiva da integração das diversas áreas do conhecimento e da afirmação de uma cultura da sustentabilidade, além de ser possível no mesmo meio, trabalhar a educação inclusiva. O projeto, aguçando o conhecimento e os sentidos: a utilização de hortas educativas no aprendizado e na educação inclusiva tem como objetivo, elaborar hortas educativas nas escolas públicas do município de Alta Floresta, com o intuito fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares, compatíveis com a preservação da cultura do país, do meio ambiente e da promoção de hábitos alimentares saudáveis, além do mais, a proposta visa, a partir das hortas educativas, transforma-las em hortas sensoriais, com o intuito de promover atividades de educação inclusiva, visto que, ações com deficientes visuais, auditivos, mentais, e físicos, a partir de um aprendizado contextualizado, com plantas, é suma importância no processo de ensino-aprendizagem. A horta sensorial surgiu a partir de uma variação do conceito implantado dos jardins sensoriais, a qual visa estimular os sentidos sensoriais dos Deficientes Visuais. Nestes casos, as plantas utilizadas são, de preferência, aquelas as quais estimulem os deficientes em cheiros, texturas, diferentes formas e alturas, sempre visando aumentar a percepção dos sentidos (tato e olfato). A inclusão do deficiente visual e sua consequente autonomia são favorecidas pelo aprendizado e conhecimento adquirido junto à horta sensorial. Seus hábitos alimentares tendem a mudar e seu conhecimento é passado a outros, socializando seus conhecimentos; devido aos excelentes resultados das hortas sensoriais, com deficientes visuais, verifica-se que a mesma vertente pode ser expandida no ensino/aprendizado demais deficientes Dessa forma, a presente pesquisa, é um instrumento pedagógico para a compreensão da relação meio ambiente e alimentação saudável, relacionando-os à saúde, cidadania e qualidade de vida, além de transforma-lo em projeto inédito no eixo educação inclusiva no município de Alta Floresta-MT ou até mesmo no estado de Mato Grosso..
    Período: 2014 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • EFEITO ALELOPÁTICO, CITOTÓXICO E GENOTÓXICO DE EXTRATOS DE PLANTAS MEDICINAIS
    Os compostos químicos das plantas, muitas vezes considerados como alelopáticos, são utilizados na medicina popular para a cura de doenças. A preparação e o uso apropriados desses compostos trazem muitos benefícios, porém, seus efeitos genotóxicos e mutagênicos necessitam de maiores investigações. Neste contexto esta pesquisa objetiva avaliar o potencial alelopático, bem como o efeito citotóxico e genotóxico de extratos de dez plantas medicinais mais utilizadas pela população do município de Alta Floresta, MT, sobre a germinação, desenvolvimento e índice mitótico de alface (Lactuca sativa L.) e cebola (Allium cepa L.). E assim gerar dados relevantes para o monitoramento no uso das plantas medicinais mais utilizadas pela população do município de Alta Floresta, MT, pois revelará os efeitos dos extratos das plantas e das dosagens em estudo no Índice Mitótico dos organismos testes (alface e cebola) e a presença ou não de aberrações cromossômicas e micronúcleos. Resultará também na elucidação sobre o potencial alelopático das espécies medicinais em estudo, revelando assim uma fonte alternativa e biológica de fitotoxinas naturais a serem empregados como herbicidas naturais, pois apresentam ação específica e menos prejudicial ao meio ambiente.
    Período: 2014 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • BIONORTE: CONHECIMENTO, USO SUSTENTÁVEL E BIOPROSPECÇÃO DA BIODIVERSIDADE NA AMAZÔNIA MERIDIONAL.
    O presente projeto objetia Integrar competências científicas que promovam o conhecimento, o uso, a conservação, a bioprospecção da biodiversidade na Amazônia Meridional, para contribuir com o progresso científico, tecnológico e de inovação favorecendo o desenvolvimento regional em bases sustentáveis.
    Período: 2012 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR E MORFOAGRONÔMICA DE ETNOVARIEDADESDE MANDIOCA CULTIVADA NO ESTADO DE MATO GROSSO
    As espécies cultivadas na agricultura podem ser consideradas fornecedoras de novos materiais genéticos, conhecidas como variedades tradicionais ou etnovariedades, como exemplo da mandioca, que chega a receber o título de ?pão do Brasil?. Devido ao grande potencial de resistência a estresse hídrico a mandioca serve principalmente como base alimentar para populações de baixa renda em todo o mundo. É uma cultura que se utiliza de pouco usos tecnológicos, sendo cultivada em todos os estados brasileiros em diferentes condições de solo, clima e métodos de cultivo. Deste modo o objetivo deste estudo é realizar um levantamento e coletar germoplasma de Manihotesculentacultivadas por produtores do Estado de Mato Grosso, e caracteriza-las, a nível molecular e morfoagronômico, visando resgatar, conservar e utilizar o germoplasma em programas de pesquisae de melhoramento genético, bem como estabelecer uma coleção de trabalho regional de germoplasma de mandioca. Assim o estudo será realizado no Estado de Mato Grosso, em propriedades rurais onde a mandioca seja cultivada, segundo levantamento prévio realizado junto às secretarias de agricultura e feiras dos municípios. O campo experimental será no município de Alta Floresta, MT, onde as etnovariedades de mandioca coletadas constituirão uma coleção de trabalho. Serão coletadas folhas de cada etnovariedade multiplicada no campo experimental. O DNA será extraído de aproximadamente 100mg de tecido foliar com base no protocolo de CTABcom modificações. Para genotipagem da etnovariedades serão utilizados nove marcadores microssatélitesfluorescentes. O delineamento experimental constará de 5 (cinco) blocos ao acaso contendo 10 (dez) genótipos por linha e os tratamentos constituirão das etnovariedades selecionadas previamente por meio das visitas a campo e as análises moleculares.As características avaliadas serão de acordo com os descritores para Manihot esculenta.Serão avaliados os descritores mínimos (13), principais (12), secundários (6), descritores agronômicos preliminares (12) e complementares (Flores, frutos e sementes) (16).As informações obtidas neste estudo poderão ser úteis também para a identificação de genótipos contrastantes a ser utilizado em futuros programas de melhoramento, pois proporcionará a análise de genótipos de interesse já cultivados pelos produtores da região norte do estado de Mato Grosso.
    Período: 2013 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Coordenadora do Projeto: Diversidade, Conservação e Uso de Recursos Genéticos de Quatro Espécies Amazônicas de Theobroma com Potencial Econômico para a Região
    Esta pesquisa se propõe a investigar os padrões da estrutura genética em populações naturais de quatro espécie do gênero Theobroma ocorrentes na região Amazônica, com marcadores de ISSRs; bem como o estabelecimento de protocolos para a germinação in vitro. Os resultados deste estudo poderão ser utilizados na elaboração de programas de melhoramento, na implementação de estratégias de conservação in situ e ex situ para a espécie. Favorecerá também a produção de mudas para o estabelecimento de programas de manejo agroflorestais ou mesmo para a restauração de fragmentos.
    Período: 2010 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • INDICAÇÃO DE GENÓTIPOS DE TECA PARA A REGIÃO NORTE DO ESTADO DE MATO GROSSO, BASEADA EM AVALIAÇÃO MOLECULAR
    O presente projeto objetiva a avaliação da variabilidade genética das árvores selecionadas pelos produtores e pesquisadores nas duas áreas de estudo, por meio de marcadores microssatélites. Os resultados serão utilizados para identificar e indicar genótipos promissores para uso imediato e para futuros trabalhos de melhoramento dentre os pré-selecionados pelo grupo.
    Período: 2012 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • TESTE DE MICRONÚCLEO EM CÉLULAS EPITELIAIS BUCAIS COMO FERRAMENTA QUALITATIVA DOS EFEITOS GENOTÓXICOS DO TABAGISMO
    O tabagismo representa um grave problema de saúde pública, a exposição involuntária ou ambiental à fumaça de produtos derivados do tabaco é carcinogênica. Diversos são os testes utilizados no biomonitoramento de populações humanas expostas a mutágenos, destacando-se entre eles o Teste de Micronúcleo. Este trabalho objetiva o biomonitoramento, por meio do teste de micronúcleo, dos efeitos genotóxicos do tabagismo em grupos fumantes ativos, passivos, não fumantes e a conscientização, por meio de atividades pedagógicas, de alunos de duas escolas do SISMEN/AF, através de práticas pedagógicas, para que não entrem no vício e para que sejam colaboradoras no combate ao tabagismo. Espera-se a ampliação dos conhecimentos da população alvo sobre os efeitos do tabagismo na saúde humana e consequentemente a redução do grupo dos fumantes.
    Período: 2011 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • ?Indicação de Genótipos de Teca para a Região Norte do Estado de Mato Grosso, Baseada em Avaliação Molecular?
    Este projeto visa a avaliação da variabilidade genética das árvores selecionadas pelos produtores e pesquisadores nas duas áreas de estudo, por meio de marcadores microssatélites. Os resultados serão utilizados para identificar e indicar genótipos promissores para uso imediato e para futuros trabalhos de melhoramento dentre os pré-selecionados pelo grupo.
    Período: 2012 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Biologia Reprodutiva de Duas Espécies de Passiflora Nativas da Amazônia na Região de Alta Floresta, MT
    Esta pesquisa se propõe a estudar aspectos da biologia reprodutiva, da biologia floral e da germinação de duas espécies de Passiflora nativas da Amazônia brasileira: Passiflora cristalina Vanderpl. & Zappi. e Passiflora miniata Vanderpl. Para tanto serão selecionadas 03 (três) áreas de estudos de cada espécie, com base na ocorrência natural, no município de Alta Floresta, região norte do Estado de Mato Grosso. Cada área selecionada se constituirá em uma população. Nas populações serão realizadas coletas de flores e frutos para análises morfológicas e morfométricas, observações para determinação do horário da antese, longevidade da flor, comportamento e freqüência dos visitantes florais e determinação do padrão da fenologia reprodutiva. Serão realizados experimentos de polinizações manuais para análise do sistema reprodutivo e experimentos de germinação. Os resultados obtidos neste estudo poderão ser úteis para melhoristas, conservacionistas e taxonomistas, proporcionando-lhes conhecimentos básicos e práticos que poderão ser aplicados na elaboração de estratégias de conservação e melhoramento das espécies bem como no uso racional destas espécies vegetais de valor econômico para a região Amazônica.
    Período: 2011 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Coordenadora do Projeto: Estratégias de Conservação, Sustentabilidade e Manejo de Bertholletia excelsa Bonpl. (Lecythidaceae) uma Espécie Tropical da Amazônia
    Projeto de pesquisa que se propõe a investigar os padrões da estrutura genética em populações naturais de Bertholletia excelsa, no Estado de Mato Grosso, com marcadores de ISSRs; bem como a caracterização citogenética e o estabelecimento de um protocolo para a germinação in vitro. Os resultados deste estudo poderão ser utilizados na elaboração de programas de melhoramento, na implementação de estratégias de conservação in situ e ex situ para a espécie. Favorecerá também a produção de mudas para o estabelecimento de programas de manejo agroflorestais ou mesmo para a restauração de fragmentos.
    Período: 2008 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Pedopaisagens, Florística e estrutura da Floresta Ciliar do Parque Estadual do Cristalino, Alta Floresta, MT.
    Esta proposta tem como objetivo principal a caracterização das pedopaisagens correlacionadas com as comunidades vegetais naturais locais, em áreas de mata ciliar no Parque Estadual do Cristalino. Para obtenção destas informações serão coletados dados relacionados a classes de solos, composição florística e fitossociologia das comunidades vegetais amostradas. Os resultados podem auxiliar no planejamento de estratégias de manejo e conservação dos recursos naturais do Parque e recuperação de áreas degradadas da região da Amazônia norte mato-grossense.
    Período: 2007 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
  • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Botânica :: Biologia Reprodutiva ::
  • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Botânica :: Filogeografia ::
  • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Genética :: Genética Molecular e de Microorganismos ::
  • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Genética :: Genética Vegetal ::
Idiomas
    Banca Julgadora
    Tipo de Produção < 20112012201320142015201620172018Total
    Banca Julgadora para Concurso Público0001000001
    Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização1100000002
    Participação em Banca de Doutorado1000201105
    Participação em Banca de Exame de Qualificação00014312112
    Participação em Banca de Graduação3488122401271
    Participação em Banca de Mestrado00106451825
    Total36991414117511116
    Eventos
    Tipo de Produção < 2011201220132014201520162017Total
    Participação em Congresso13302121123
    Participação em Encontro20030002126
    Participação em Oficina010000001
    Participação em Seminário410111019
    Participação em Simpósio700000007
    Total44533233366
    Orientação
    Tipo de Produção < 20112012201320142015201620172018Total
    Orientação em Andamento de Doutorado0000011024
    Orientação em Andamento de Iniciação Científica0000000022
    Orientação em Andamento de Mestrado0000000224
    Orientação em Andamento de Pós-Doutorado0000000011
    Orientações Concluídas para Doutorado0000000101
    Orientações Concluídas para Mestrado00014341518
    Orientações em Andamento para Graduação0000003126
    Outras Orientações Concluídas3471218713467108
    Total34712191117121121144
    Produção Bibliográfica
    Tipo de Produção < 20112012201320142015201620172018Total
    Apresentação de Trabalho2010001004
    Artigo Publicado510913161021883
    Curso de Curta Duração Ministrado50110012010
    Organização de Evento12122101010
    Outras Bancas Julgadoras20500103011
    Outras Orientações em Andamento0000000202
    Outras Participações em Eventos e Congressos92110111016
    Trabalho em Eventos78131628464037405303
    Total1021825416159507013439
    Produção Técnica
    Tipo de Produção2016Total
    Trabalho Técnico66
    Total66
    Pós-Graduação Fale Conosco Financiadores
    Coordenação Geral do Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia - PPG-BIONORTE
    Universidade Estadual do Maranhão - Cidade Universitária Paulo VI - Predio da Veterinária
    Av. Lourenço Vieira da Silva, nº 1000 - CEP: 65.055-313 - São Luis (MA)
    Página Inicial  •  Mapa do Site  •  Contato  •  Área Restrita