Detalhes da Oferta

DisciplinaManejo de Recursos Naturais
CódigoBDV-006
TipoOptativa
Nº de créditos3
Carga Horária30 Teorica / 15 Prática
Período02/2021
Nº de Vagas20
Turma01 - PA
Período das Aulas18/10/2021 a 29/10/2021
Observações18 - 29/10 8 -12h WEBCONFERENCE
Professores
Horários
    Ementa
    Critérios e indicadores ambientais visando à formação de uma visão multidisciplinar. Gerenciamento e administração florestal. Elaboração de Plano de Gestão, diagnóstico florestal, modelagem de florestas. Métodos para processos e manutenção ecológica do meio, planejamento e gerenciamento de recursos. Estratégias para o desenvolvimento sustentado. Gestão dos recursos florestais e sociedade. Monitoramento de áreas florestais, indicadores sociais e econômicos; indicadores para conservação dos núcleos de vida silvestre; indicadores de sustentabilidade em florestas naturais; monitoramento da fauna e de seus habitats em áreas florestadas. O manejo florestal no contexto do uso sustentável da biodiversidade.
    Bibliográfia
    ALVES, D.; BATISTELLA, M. & MORAN, E.F. 2008. Amazônia: natureza e sociedade em transformação. EDUSP, São Paulo - SP.
    LEÃO, R.M. A floresta e o homem. EDUSP, São Paulo - SP
    Mantovani,A. e cols. 2005. Inventário e manejo florestal. Núcleo de Pesquisas em Ciências Florestais - UFSC. Florianópolis - SC.
    OSTROM,E. & MORAN, E.F. 2009. Ecossistemas florestais: interação homem-ambiente. Editora Senac, São Paulo. 544p. 2009.
    PRIMACK, R.B. & RODRIGUES, E. Biologia da conservação. Londrina (PR), 328p. 2001.
    TOWNSEND,C.R.; BEGON,M. & HARPER, J.L. Fundamentos em ecologia. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 592p. 2006.
    Artigos selecionados de periódicos: Scientia Forestalis, Revista Arvore, Journal Tropical Ecology, Agroflorestry Systems, Acta Botanica Brasilica, Acta Amazonica.
    Parceiros