Disciplina | Tópicos Especiais em Conservação: Recuperação de Áreas Degradadas |
Código | BDV-013.03 |
Tipo | Optativa |
Nº de créditos | 4 |
Carga Horária | 45 Teorica / 15 Prática |
Período | 01/2023 |
Nº de Vagas | 15 |
Turma | 01-PA |
Período das Aulas | 24/04/2023 a 28/04/2023 |
Observações | |
Professores | |
Horários | |
| |
Ementa | |
Ementa: Conceitos básicos aplicados a recuperação ambiental. A degradação no contexto amazônico. Aspectos legais relacionados as áreas degradadas. Seleção de espécies e métodos biológicos utilizados para recuperação de áreas degradadas e/ou alteradas. Modelos de recuperação de áreas de preservação permanente, áreas degradadas pela atividade agropecuária, mineração e hidrelétricas. Analise de casos relacionados as experiências sobre recuperação de áreas degradadas. Objetivos: Compreender os conceitos legais e a Caracterização de áreas degradadas; Conhecer os tipos de degradação do solo; Compreender os impactos da erosão e as estratégias de controle; Conhecer os modelos e estratégias de recuperação de áreas degradadas e os indicadores de qualidade do solo. Fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre a seleção de espécies, métodos biológicos e modelos de recuperação de áreas degradadas. | |
Bibliográfia | |
Bibliografia: BRACALION, P. H. S.; GANDOLFI, S.; RODRIGUES, R. R. Restauração florestal. São Paulo: Ed. Oficina de Textos, 2015. 431p. GUERRA, A. J. T.; JORGE, M. do C. O. Degradação dos solos no Brasil. Ed. Bertrand Brasil. Rio de Janeiro, RJ; 2014. 317 p. MARTINS, S. V. Recuperação de Matas Ciliares. Ed. Aprenda Fácil. Viçosa, MG; 2014. 224 p. MARTINS, S. V. Recuperação de Áreas Degradadas: ações em áreas de preservação permanente, voçorocas, taludes rodoviários e de mineração. Editora Aprenda Fácil. Viçosa, MG; 2010. 265 p. PAIVA, H. N.; GOMES, J. M. Propagação vegetativa de espécies florestais. Ed. Viçosa. 2011. 52p. PRUSKI, F. F. Conservação de solo e água. UFV. 2009. SILVA, A. A.; SILVA, J. F. Tópicos em Manejo de plantas daninhas. Viçosa, MG, Ed. UFV, 2010. 140. |