Disciplina | Empreendedorismo |
Código | BCM-005 |
Tipo | Optativa |
Nº de créditos | 2 |
Carga Horária | 15 Teorica / 15 Prática |
Período | 01/2024 |
Nº de Vagas | 12 |
Turma | PA-01 |
Período das Aulas | 24/06/2024 a 28/06/2024 |
Observações | Virtual. Das 08:00 às 12:00h (Brasília). |
Professores | |
Horários | |
Ementa | |
Conceito de empreendedorismo. Fundamentos cognitivos do empreendedorismo: criatividade e reconhecimento de oportunidades. Conhecimentos essenciais para montagem de empresa. Elaboração do plano de negócios. Procura de financiamento. Formato jurídico de novos empreendimentos. Marketing em uma nova empresa. Estratégia: planejamento para as vantagens competitivas. Propriedade Intelectual: proteção das novas idéias. Construindo equipe do novo empreendimento: recrutamento, motivação e manutenção dos funcionários realizadores. Operação da empresa visando um negócio duradouro. Estudo de casos. | |
Bibliográfia | |
BARON, R. A. e SHANE, S.A. 2007. Empreendedorismo: Uma Visão do Processo. Editora Editora Tompson. São Paulo - SP. CERTO, S. C. e PETER J. P. 1993. Administração Estratégica - Planejamento e Implantação de Estratégia. MakronBooks. São Paulo- SP. FAHEY, L. e RANDALL, R. M. 1999. MBA Curso Prático - Estratégia. Ed. Campus. Rio de Janeiro - RJ HAEML, G. e PRAHALAD, C.K. 1995. Competindo pelo Futuro. Ed.Campus. Rio de Janeiro -RJ. OLIVEIRA, D. P. R. 1997. Planejamento Estratégico. Ed. Atlas. Rio de Janeiro - RJ. PORTER, M. 1996. Vantagem Competitiva. Editora Campus. Rio de Janeiro - RJ. COBRA, M. 1995. Marketing Global. Editora MC. Rio de Janeiro - RJ. KOTLER, P. 1996. Administração de Marketing. Editora Atlas. Rio de Janeiro - RJ. LAS CASAS, A. L. 2002. Marketing de Serviços. Editora Atlas. São Paulo - SP. SHIMIZU, Tamio. 2000. Decisão nas Organizações. Ed. Atlas. São Paulo - SP. Artigos selecionados de periódicos da área. |