Disciplina | Tópicos Especiais em Conservação: Sistema de Informações Geográficas e Figuras Científicas |
Código | BDV-013.20 |
Tipo | Optativa |
Nº de créditos | 2 |
Carga Horária | 30 Teorica / 0 Prática |
Período | 02/2024 |
Nº de Vagas | 20 |
Turma | MA-01 |
Período das Aulas | 21/10/2024 a 13/11/2024 |
Observações | VIRTUAL. O link de acesso à sala virtual será enviado pelo professor antes do início da disciplina ao e-mail cadastrado. O horário de realização será das 08:00 às 12:00h (Horário de Brasília). |
Professores | |
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Ementa | |
OBJETIVO A disciplina tem como objetivos apresentar técnicas e ferramentas para auxiliar o estudante a produzir figuras cientificas a partir dos seus dados. Na primeira etapa o estudante aprenderá a realizar a descarga e o uso de ferramentas básicas de SIG. Na segunda fase aprenderá a realizar a recopilação, condicionamento, processamento e organização visual dos seus dados e resultados. Na terceira etapa o estudante aprenderá a criar figuras de impacto visual e científico. Na última etapa será avaliada a capacidade da figura para garantir a comunicação dos dados/resultados e a sociabilização da ciência. Durante a disciplina, os alunos devem complementar os seus artigos científicos com figuras criadas desde a disciplina. EMENTA 1 Introdução; 1.1 Apresentação do professor e dos alunos; 1.2 Apresentação do plano de curso; 1.3 Metodologia do ensino-aprendizagem e avaliação; 2 Seleção e obtenção de programas de Sistemas de Informação Geográfica (SIG); 2.1 Qual é a abrangência do SIG na ciência (aplicações e fronteiras); 2.2 Método científico e SIG; 2.3 Elementos e ferramentas básicas do SIG; 3 Gerando e editando conteúdo SIG; 3.1 Processamento básico de shapefiles e rasters; 3.2 Mapa de calor (função kernel) e curvas de nível; 3.3 Efeitos visuais (colores, texturas, transparência e simbologia gráfica); 4 Elementos do desenho gráfico e arquitetura de figuras (de Natura a Nature); 4.1 Brainstorm: traduzindo necessidades em figuras; 4.2 Navalha de Ockham: seleção e organização de conteúdo visual; 4.3 Personalidade e estilos: revisão e seleção de figuras (expectativa VS realidade); 5 Ciência como arte: evolução da ciência gráfica; 5.1 Elaboração de figuras científicas: a qualidade define o impacto; 5.2 Figura feita, e agora? (feedback científicos, feedbacks sociais, concursos e sociabilização da ciência). FORMA DE AVALIAÇÃO: Atividades práticas com discussão de produções científicas gráficas e a elaboração de figuras para complementar as produções científicas em processo de construção ou finalização dos discentes. | |
Bibliográfia | |
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