Detalhes da Oferta

DisciplinaTópicos Especiais em Conservação: Sistema de Informações Geográficas e Figuras Científicas
CódigoBDV-013.20
TipoOptativa
Nº de créditos2
Carga Horária30 Teorica / 0 Prática
Período02/2024
Nº de Vagas20
TurmaMA-01
Período das Aulas21/10/2024 a 13/11/2024
ObservaçõesVIRTUAL. O link de acesso à sala virtual será enviado pelo professor antes do início da disciplina ao e-mail cadastrado. O horário de realização será das 08:00 às 12:00h (Horário de Brasília).
Professores
Horários
    Ementa
    OBJETIVO
    A disciplina tem como objetivos apresentar técnicas e ferramentas para auxiliar o estudante a produzir figuras cientificas a partir dos seus dados. Na primeira etapa o estudante aprenderá a realizar a descarga e o uso de ferramentas básicas de SIG. Na segunda fase aprenderá a realizar a recopilação, condicionamento, processamento e organização visual dos seus dados e resultados. Na terceira etapa o estudante aprenderá a criar figuras de impacto visual e científico. Na última etapa será avaliada a capacidade da figura para garantir a comunicação dos dados/resultados e a sociabilização da ciência. Durante a disciplina, os alunos devem complementar os seus artigos científicos com figuras criadas desde a disciplina.
    EMENTA
    1 Introdução; 1.1 Apresentação do professor e dos alunos; 1.2 Apresentação do plano de curso; 1.3 Metodologia do ensino-aprendizagem e avaliação; 2 Seleção e obtenção de programas de Sistemas de Informação Geográfica (SIG); 2.1 Qual é a abrangência do SIG na ciência (aplicações e fronteiras); 2.2 Método científico e SIG; 2.3 Elementos e ferramentas básicas do SIG; 3 Gerando e editando conteúdo SIG; 3.1 Processamento básico de shapefiles e rasters; 3.2 Mapa de calor (função kernel) e curvas de nível; 3.3 Efeitos visuais (colores, texturas, transparência e simbologia gráfica); 4 Elementos do desenho gráfico e arquitetura de figuras (de Natura a Nature); 4.1 Brainstorm: traduzindo necessidades em figuras; 4.2 Navalha de Ockham: seleção e organização de conteúdo visual; 4.3 Personalidade e estilos: revisão e seleção de figuras (expectativa VS realidade); 5 Ciência como arte: evolução da ciência gráfica; 5.1 Elaboração de figuras científicas: a qualidade define o impacto; 5.2 Figura feita, e agora? (feedback científicos, feedbacks sociais, concursos e sociabilização da ciência).
    FORMA DE AVALIAÇÃO:
    Atividades práticas com discussão de produções científicas gráficas e a elaboração de figuras para complementar as produções científicas em processo de construção ou finalização dos discentes.
    Bibliográfia
    À definir
    Parceiros