Barra Brasil
Bionorte
Bionorte
   Brasil, segunda-feira, 20 de Agosto de 2018.CPF:Senha:

Discente da Rede BIONORTE é co-tutelada pela

Universidade da Antuérpia, Bélgica.

Desde março de 2016, a discente Fernanda Guilhon Simplicio desenvolve parte de sua tese em regime de co-tutela na Universidade da Antuérpia (UA), Bélgica, onde é regularmente matriculada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. Nesse regime, a discente obterá os títulos de Doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e de Doutora em Ciências Farmacêuticas pela UA, nos termos de um contrato prévio de co-tutela entre as duas Instituições. Esse inédito contrato é importante para o fortalecimento da cooperação entre as duas Instituições, além de facilitar o fluxo de conhecimento e beneficiar científica e tecnologicamente os pesquisadores, grupos de pesquisa e programas de pós-graduação envolvidos.

Tal parceria foi possível mediante a aprovação prévia do projeto “Bioprospecção de novos agentes anti-infecciosos a partir da biodiversidade amazônica” no Edital Ciências Sem Fronteiras – Pesquisador Visitante Especial (PVE) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, sob a coordenação do Prof. Dr. Emerson Silva Lima, orientador de Fernanda Simplicio no BIONORTE. Além de recursos para aquisição de material de consumo e apoio financeiro ao intercâmbio de Pesquisadores entre as duas Instituições, o projeto incluiu uma bolsa de Doutorado Sanduíche e demais auxílios para o deslocamento da discente até a UA.

A UA tem estabelecida há cerca de 10 anos a Antwerp Drug Discovery Network (ADDN), uma rede de grupos de pesquisa devotada a projetos interdisciplinares visando o desenvolvimento de novas entidades químicas candidatas a fármacos, especialmente anti-inflamatórios e antimicrobianos, campo em que a Instituição se situa entre as melhores Universidades do mundo. Nessa rede, têm papel de destaque o Grupo de Pesquisa em Química Medicinal (UAMC), que tem o Prof. Dr. Hans de Winter como um de seus Coordenadores e o Laboratório de Microbiologia, Parasitologia e Higiene (LPMH), que tem como um de seus coordenadores o Prof. Dr. Paul Cos, ambos orientadores da discente no Programa Pós-Graduacão em Ciências Farmacêuticas da Instituição Belga.

O UAMC tem vasta experiência no planejamento e avaliação in silico e síntese de inibidores reversíveis e irreversíveis de diversas enzimas. Por sua vez, o LMPH tem importante visibilidade mundial na área screening antimicrobiano em modelos in vitro e in vivo de substâncias naturais e sintéticas. Tais linhas de Pesquisa convergem para o plano de tese da discente Fernanda Guilhon Simplicio, cuja pesquisa aborda a investigação da atividade anti-inflamatória e antimicrobiana de extratos, substâncias isoladas e semissintéticas de cinco plantas amazônicas. Entre os dias 19 de junho a 1 de julho de 2016 o Prof. Dr. Emerson Silva Lima visita a UA para o acompanhamento do projeto. 




Data: 04/07/2016

Fonte: Secretaria Geral do PPG-BIONORTE

Pós-Graduação Fale Conosco Financiadores
Coordenação Geral do Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia - PPG-BIONORTE
Universidade Estadual do Maranhão - Cidade Universitária Paulo VI - Predio da Veterinária
Av. Lourenço Vieira da Silva, nº 1000 - CEP: 65.055-313 - São Luis (MA)
Página Inicial  •  Mapa do Site  •  Contato  •  Área Restrita