Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Bionorte
Bionorte
   Brasil, quinta-feira, 17 de Outubro de 2019.CPF:Senha:

O livro

está listado entre os dez indicados ao Prêmio Jabuti 2014.

O livro foi lançado em 18 de março do corrente ano, Peixes do Rio Madeira é o resultado de pesquisas científicas inéditas realizadas no Madeira, rio pertencente à bacia do rio Amazonas, sendo um de seus principais afluentes. Essa obra é derivada de uma parceria entre a Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e a Santo Antônio Energia, está listado entre os dez indicados ao Prêmio Jabuti 2014.

   As pesquisas permitiram que fosse identificado mais de mil espécies de peixes, tornando o rio Madeira o mais rico do mundo em diversidade. Toda a ictiofauna catalogada resultou na publicação do livro, sendo dividido em três volumes e tendo como autora do prefácio a reitora desta universidade, a professora doutora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho.

   Peixes do Rio Madeira conta com a autoria de Luiz Jardim de Queiroz, Gislene Torrente-Vilara, Willian Massaharu Ohara, Tiago Henrique da Silva Pires, Jansen Zuanon e Carolina Rodrigues da Costa Dória.

   Todas as espécies de peixes catalogadas estão conservadas na maior coleção de peixes do rio Madeira disponível no mundo. Abrigada na UNIR, a coleção fica no prédio de “Coleções Zoológicas e Laboratórios Integrados” e é coordenada pela professora doutora Carolina Rodrigues da Costa Dória, uma das autoras do livro.

   A versão impressa do mesmo foi distribuída gratuitamente para universidades e centros de pesquisas e a versão em PDF encontra-se disponível no sítio eletrônico www.santoantonioenergia.com.br/peixesdoriomadeira.

   O Prêmio Jabuti – que está em sua 56ª edição – é a mais tradicional premiação de livros do Brasil. Sendo realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o prêmio é diferenciado por além de prestigiar os escritores, ele valoriza também a qualidade do trabalho de todos os setores envolvidos na produção de um livro. Contemplando ao todo 29 categorias, o livro Peixes do Rio Madeira concorre na categoria Ciências Naturais. Para conhecer mais sobre o prêmio, acesse o sítio http://premiojabuti.com.br.


Clique aqui para ver o livro


Clique aqui para saber sobre o Prêmio Jabuti


Data: 06/10/2014

Fonte: Secretaria Geral do PPG-BIONORTE / UNIR

Pós-Graduação Fale Conosco Financiadores
Coordenação Geral do Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia - PPG-BIONORTE
Universidade Estadual do Maranhão - Cidade Universitária Paulo VI - Predio da Veterinária
Av. Lourenço Vieira da Silva, nº 1000 - CEP: 65.055-313 - São Luis (MA)
Página Inicial  •  Mapa do Site  •  Contato  •  Área Restrita