Barra Brasil
Bionorte
Bionorte
   Brasil, terça-feira, 20 de Novembro de 2018.CPF:Senha:

Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

Inscrições seguem abertas até 7 de março

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou nesta semana a edição 2015 do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, com o tema "Inovação e empreendedorismo". As inscrições estão abertas até 7 de março para estudantes, pesquisadores e equipes dos países membros e associados ao bloco – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela –, pelo site www.premiomercosul.cnpq.br.

A partir desta edição, o Prêmio envolve a categoria Pesquisador Sênior, destinada a graduados, estudantes de mestrado, mestres, estudantes de doutorado e doutores com 36 anos de idade ou mais. A mudança ocorreu na 52ª Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT), em junho, quando os países membros atualizaram o regulamento da disputa.

São, agora, cinco categorias: Iniciação Científica, para alunos de ensino médio e técnico, incluindo educação de jovens e adultos (EJA), com até 21 anos; Estudante Universitário, voltada a quem frequenta cursos de graduação, sem limite de idade; Jovem Pesquisador, direcionada a graduados, mestrandos, mestres, doutorandos e doutores que tenham, no máximo, 35 anos; e Integração, pleiteada por equipes com representantes de mais de um país.

Premiação
Uruguai ou Venezuela podem sediar a solenidade de entrega, já que ocuparão a presidência rotativa do Mercosul no primeiro e no segundo semestre de 2016, respectivamente. A próxima RECyT deve definir data e local da cerimônia. Participam do evento, em geral, agraciados, orientadores e representantes de governo e das comunidades científica, tecnológica e educacional. Ao todo, serão concedidos US$ 25,5 mil, distribuídos entre os campeões das cinco categorias, além de menções honrosas, placas e troféus.

Os projetos candidatos precisam abordar "Inovação e empreendedorismo" – tema aprovado na 51ª RECyT, em 2014, em Buenos Aires –, dentro de uma das linhas do edital: inovação tecnológica; gestão da inovação, que compreende processos, serviços, estratégias e recursos envolvidos; modelos e propostas de ambiente gerador de ideias, no âmbito de empresas ou instituições envolvidas com inovação tecnológica; ferramentas e treinamentos facilitadores da criação e da manutenção de uma cultura empreendedora.

Instituído pela RECyT em 1998, o Prêmio é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério (Setec) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), com patrocínio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e apoio institucional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC).

Os objetivos são reconhecer e premiar os melhores trabalhos de estudantes, pesquisadores e equipes que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico do continente, incentivar a realização de pesquisa e inovação no Mercosul e contribuir para o processo de integração regional entre seus países membros e associados.



Data: 16/02/2016

Fonte: ASCOM

Pós-Graduação Fale Conosco Financiadores
Coordenação Geral do Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia - PPG-BIONORTE
Universidade Estadual do Maranhão - Cidade Universitária Paulo VI - Predio da Veterinária
Av. Lourenço Vieira da Silva, nº 1000 - CEP: 65.055-313 - São Luis (MA)
Página Inicial  •  Mapa do Site  •  Contato  •  Área Restrita