Barra Brasil
Bionorte
Bionorte
   Brasil, segunda-feira, 16 de Julho de 2018.CPF:Senha:

Professores/Pesquisadores da UFAC-BIONORTE publicam artigo sobre Nanotecnologia

Professores/Pesquisadores da UFAC-BIONORTE publicam artigo sobre Nanotecnologia

Os professores do programa de Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade da Universidade Federal do Acre (Ufac), Dr. Anselmo Fortunato Ruiz Rodriguez e Dr. Fernando Sérgio Escócio Drummond Viana de Faria, tiveram o artigo “Synthesis, characterization and applications of maghemite beads functionalized with rabbit antibodies” publicado, recentemente, no Journal Nanobiotechnology com fator de impacto 3.44(A1) ( https://doi.org/10.1088/1361-6528/aacc21).

O artigo descreve a função das nanopartículas magnéticas (NPs) que têm atraído grande atenção devido às suas aplicações no campo biomédico. No presente trabalho, as NPs maghemita (γFe2O3) de 6,9 ​​nanômetros foram preparadas pelo método sonoquímico. Posteriormente, o grupo amino nas esferas APTS-γFe2O3, foi convertido em ácido carboxílico (CARB-γFe2O3) através da reação de anidrido succínico, como confirmado pelas técnicas de microscopia eletrônica de transmissão (TEM), espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (IR-FT) e Dispersão de Luz Dinâmica (DLS). O tamanho das beads magnéticas foi confirmado pela análise de TEM com diâmetro de 24 nm e por DLS seus diâmetros hidrodinâmicos são de 490 nm. As beads magnéticas de CARB-γFe2O3 foram ainda funcionalizadas e imobilizadas com anticorpos de proteína de coelho na sua superfície, a imobilização foi confirmada por Citometria de Fluxo e força iónica. As amostras foram ainda caracterizadas por espectroscopia Mössbauer e medições de magnetização DC. Estudos sobre relaxividades magnéticos mostraram que as nanopartículas magnéticas apresentam grande potencial para aplicação em exames de ressonância magnética de imagem.

Anselmo Rodriguez, Doutor pelo UnB- Instituto de Física e Fernando Escocio, Doutor pela UFAM-Biotecnologia, escreveram o artigo em parcerias nacionais (UNESP-IQ, Araraquara; UFRN-IF; Fio Cruz-AM) e parceria internacional (Academia Chinesa de Ciências).

Este trabalho foi realizado com o apoio dos gestores da UFAC que desde 2008 estão apoiando aos Programas de Pós Graduação e à Pesquisa.


O periódico 

O “Journal of Nanotechnology” (iopscience.iop.org/journals) engloba o entendimento da física fundamental, química, biologia e tecnologia de objetos em escala nanométrica.

A nanotecnologia é um ramo relativamente novo da ciência que envolve a manipulação das propriedades da matéria em escala nanométrica e quando é aplicado a sistemas biológicos se conhece como nanobiotecnologia. A premissa da nanotecnologia está no fato de que as propriedades de um elemento ou composto podem ser manipuladas facilmente quando existe em sua nano escala (diâmetro de 1-100 nm). As revistas de nanotecnologia destacam desenvolvimentos de pesquisa científica de ponta em nanotecnologia e suas aplicações, tais como micro-fabricação, nano-medicina, nano-eletrônica, biologia molecular e nanoengenharia. Como a nanotecnologia é um campo emergente, há muito interesse entre os pesquisadores e geram curiosidade científica entre seus leitores.

Data: 14/06/2018

Fonte: Bionorte

Pós-Graduação Fale Conosco Financiadores
Coordenação Geral do Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia - PPG-BIONORTE
Universidade Estadual do Maranhão - Cidade Universitária Paulo VI - Predio da Veterinária
Av. Lourenço Vieira da Silva, nº 1000 - CEP: 65.055-313 - São Luis (MA)
Página Inicial  •  Mapa do Site  •  Contato  •  Área Restrita