Barra Brasil
Bionorte
Bionorte
   Brasil, segunda-feira, 21 de Maio de 2018.CPF:Senha:

Projeto de pesquisa de detecção e remediação de mercúrio.

é incentivada pelo Governo do Amazonas



Uma equipe multidisciplinar de professores e estudantes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) se reuniu na manhã desta quarta-feira (16 de julho), na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SDS), para apresentação do projeto de pesquisa de detecção e remediação de mercúrio.
 
“Nosso projeto está focado nos problemas da região amazônica, como a contaminação de mercúrio dos rios e as populações ribeirinhas que sofrem com isso. Ele é uma substância biocumulativa. Os ribeirinhos comem peixes, que se alimentam de plantas do rio que têm bastante concentração de mercúrio. Isso pode provocar doenças”, explicou a biotecnóloga Luna Lacerda.
 
A competição iGEM (International Genetically Engineered Machines), que este ano ocorre em Boston (EUA), no período de 30 de outubro a 04 de novembro, foi criada em 2004, pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts.
 
Os objetivos são a criação de um banco de dados mundial de partes biológicas; o incentivo da criatividade; a interação entre grupos de pesquisa; e a geração de ideias e tecnologias inovadoras de caráter multidisciplinar. “A inserção do Amazonas é interessante, porque há poucos representantes brasileiros”, afirmou o professor da UFAM, Carlos Gustavo Nunes.
 
O mercúrio ainda é utilizado de forma precária nos garimpos da região, sendo inclusive regulamentado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (CEMAAM), através das Resoluções 011 e 014 de 2012. O tema deve ser retomado ainda este ano pela presidência do Conselho, conforme declarou a Secretária da SDS, Kamila Botelho.
 
“Nos próximos meses, colocaremos em pauta, no CEMAAM, as resoluções que tratam do uso do mercúrio, com o objetivo de avaliar qual foi seu impacto socioambiental para a atividade garimpeira, mas, estamos investindo em análises dos estudos e pesquisas sobre o tema. A pesquisa da UFAM receberá apoio do Governo do Amazonas para que possamos avançar nessa questão”.



Data: 18/07/2014

Fonte: Secretaria Geral PPG-BIONORTE

Pós-Graduação Fale Conosco Financiadores
Secretaria Geral do Curso de Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia
Universidade Federal do Amazônas - Setor Sul, Bloco "M"
Av. Gal. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, nº 3000 - CEP: 69.077-00 - Manaus/AM
Fone/Fax: (92)3305-1181 - Ramal 4219 ou (92) 99318-2155
Página Inicial  •  Mapa do Site  •  Contato  •  Área Restrita