Corpo Discente - Egressos

Daniel Rocha Pereira
TítuloAVALIAÇÃO DO RESTO-INGESTA PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS POR MEIO DA COMPOSTAGEM OTIMIZADA COM BIOCATALISADORES
Data da Defesa10/03/2025
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Banca

ExaminadorInstituiçãoAprovadoTipo
Amauri SilvérioEMBRAPA/ACSimMembro
Andrea de Souza MonteiroUNICEUMASimMembro
Fabrício Brito SilvaUNICEUMASimMembro
Maria Raimunda Chagas SilvaUNICEUMASimMembro
Rita de Cássia Mendonça de MirandaUNICEUMASimPresidente
Palavras-ChavesDesperdício Alimentar; Composto Orgânico;Matéria Orgânica;Reciclagem
ResumoA gestão inadequada de resíduos orgânicos representa um desafio ambiental e de saúde, especialmente em instituições de ensino, onde a produção desses resíduos é significativa. O índice resto-ingesta é uma ferramenta utilizada para medir o desperdício alimentar e compreender a relação entre os resíduos descartados pelos comensais e a quantidade de alimentos servidos. Paralelamente, a compostagem se apresenta como uma solução viável para o tratamento desses resíduos, evitando o descarte inadequado e promovendo a produção de composto orgânico de qualidade. Além disso, a eficiência desse processo pode ser otimizada por meio da adição de biocatalisadores, que aceleram a decomposição da matéria orgânica e influenciam positivamente os parâmetros químicos do composto final. Portanto o objetivo dessa pesquisa é avaliar o índice resto-ingesta em um restaurante escolar de uma Instituição de Ensino em São Luís/MA, desenvolver um Sistema de Tratamento de Resíduos Orgânicos por meio da Compostagem (STROC) e investigar a influência da adição de biocatalisadores na qualidade do composto produzido. Para tanto, a pesquisa foi conduzida em três etapas. A primeira consistiu na quantificação diária dos resíduos alimentares descartados por 1.025 comensais, no período de 14/11/2022 a 23/06/2023, para determinação do índice resto-ingesta. A segunda etapa envolveu a implementação do STROC, no qual os resíduos foram classificados e submetidos ao processo de compostagem no sistema de leiras “Windrow”, com revolvimento periódico para otimização da aeração e umidade. Na terceira etapa, foi realizada a avaliação da influência de biocatalisadores na compostagem, por meio da montagem de 12 leiras, sendo seis com a adição de fezes de equinos, bovinos e caprinos como biocatalisadores e seis sem adição, para efeito de controle. O composto final foi submetido a análises químicas para verificar sua qualidade. Os resultados demonstraram que o índice médio de resto-ingesta foi de 4,96%, sendo classificado como "bom". O STROC demonstrou eficiência no tratamento dos resíduos orgânicos do restaurante escolar, processando um total de 3.074,35 kg de resíduos e gerando um composto orgânico de alta qualidade. A adição de biocatalisadores influenciou positivamente a estabilização do pH e a retenção de matéria orgânica, com destaque para o biocatalisador caprino, que resultou em maiores concentrações de potássio. Conclui-se que a avaliação do desperdício alimentar, a implementação de um sistema eficiente de compostagem e o uso de biocatalisadores são estratégias sustentáveis e complementares para a gestão de resíduos orgânicos. A adoção dessas práticas não apenas reduz impactos ambientais e melhora a qualidade do composto orgânico, mas também promove benefícios socioambientais, contribuindo para a educação ambiental e o desenvolvimento de uma economia circular nas instituições de ensino.
AbstractThe inadequate management of organic waste represents an environmental and health challenge, especially in educational institutions, where the production of this waste is significant. The leftovers index is a tool used to measure food waste and understand the relationship between the waste discarded by diners and the amount of food served. At the same time, composting appears to be a viable solution for treating this waste, avoiding improper disposal and promoting the production of quality organic compost. Furthermore, the efficiency of this process can be optimized through the addition of biocatalysts, which accelerate the decomposition of organic matter and positively influence the chemical parameters of the final compost. Therefore, the aim of this research is to evaluate the leftovers index in a school restaurant at an educational institution in São Luís/MA, develop a System for the Treatment of Organic Waste through Composting (STROC) and investigate the influence of adding biocatalysts on the quality of the compost produced. To this end, the research was conducted in three stages. The first consisted of the daily quantification of food waste discarded by 1,025 diners, from November 14, 2022 to June 23, 2023, to determine the leftover index. The second stage involved the implementation of the STROC, in which the waste was classified and submitted to the composting process in the “Windrow” system, with periodic turning to optimize aeration and humidity. In the third stage, the influence of biocatalysts on composting was assessed by setting up 12 windrows, six with the addition of horse, cattle and goat droppings as biocatalysts and six with no addition, for control purposes. The final compost was subjected to chemical analysis to check its quality. The results showed that the average leftover index was 4.96%, which was classified as “good”. The STROC proved efficient in treating organic waste from the school restaurant, processing a total of 3,074.35 kg of waste and generating high-quality organic compost. The addition of biocatalysts positively influenced pH stabilization and the retention of organic matter, especially the goat biocatalyst, which resulted in higher potassium concentrations. It can be concluded that assessing food waste, implementing an efficient composting system and using biocatalysts are sustainable and complementary strategies for organic waste management. Adopting these practices not only reduces environmental impacts and improves the quality of organic compost, but also promotes socio-environmental benefits, contributing to environmental education and the development of a circular economy in educational institutions.
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