Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Bionorte
Bionorte
   Brasil, quinta-feira, 17 de Outubro de 2019.CPF:Senha:

Detalhes

Detalhes da disciplina

DisciplinaFarmacologia de Produtos Naturais
CódigoBTC-007
Tipo Biotecnologia
Nº de créditos 4
Carga Horária30 Teorica / 30 Prática
Professores
  • Cristine Bastos do Amarante, Gilmara de Nazareth Tavares Bastos (PA)
Ementa
Conhecimento tradicional e a diversidade biológica. Metodologia de pesquisa. A legislação brasileira e a pesquisa de plantas medicinais. Acesso ao conhecimento tradicional. A etnofarmacologia como ferramenta na descoberta de produtos ativos. Estudos das diretrizes farmacológicos, imunológicos e toxicológicos pré-clínicos com plantas medicinais. Abordagens de métodos de estudo farmacológicos e toxicológicos pré-clínicos de produtos bioativos. Legislação que regulamenta os testes farmacológicos, imunológicos, toxicológicos pré-clínicos e clínicos.
Bibliográfia
  • Estudos da Legislação Brasileira que regulamenta os testes farmacológicos e toxicológicos pré-clínicos, assim como da Lei Arouca (nº 11.794, de 8/10/2008), que disciplina a criação e utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa científica, por meio do Decreto nº 6.899, publicado no DOU de 15/07/2009
  • AMOROZO, M.C.M. 2002. A abordagem etnobotânica na pesquisa de plantas medicinais. In: DI STASI, L.C.(org.). Plantas medicinais: arte e ciência. Um guia de estudo interdisciplinar. São Paulo: AMOROZO, M.C.M.; MING, L.C.; SILVA, S.P. (ed.). Métodos de coleta e análise de dados em Etnobiologia, Etnoecologia e disciplinas correlatas. Coordenadoria de Área de Ciências Biológicas, UNESP/CNPq. Rio Claro - SP.
  • CAMARGO, M.T.L.A. 2003. Etnofarmacobotânica: conceituação e metodologia de pesquisa. Humanitas/FFLCH/USP: Terceira Margem. São Paulo - SP.
  • DI STASI, L.C.(org.). 1996. Plantas medicinais: arte e ciência. Um guia de estudo interdisciplinar. Editora da Universidade Estadual Paulista. São Paulo - SP.
  • SIMÕES, C.O.M.; SCHENKEL, E.P.; GOSMANN, G.; MELLO, J.C.P.; MENTZ, L.A.; PETROVICK, P.R. 2004. Farmacognosia: da planta ao medicamento. 5 ed. rev. ampl., primeira reimpressão. Ed. Universidade/UFRGS/Ed. da UFSC. Porto Alegre - RS.
  • Artigos selecionados de periódicos da área.

Pós-Graduação Fale Conosco Financiadores
Coordenação Geral do Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia - PPG-BIONORTE
Universidade Estadual do Maranhão - Cidade Universitária Paulo VI - Predio da Veterinária
Av. Lourenço Vieira da Silva, nº 1000 - CEP: 65.055-313 - São Luis (MA)
Página Inicial  •  Mapa do Site  •  Contato  •  Área Restrita