Optativa de Interesse Geral

DisciplinaEmpreendedorismo
CódigoBCM-005
TipoOptativa
Nº de créditos2
Carga Horária15 Teorica / 15 Prática
Professores
Sandra Zanotto (AM), Maria de Lourdes Pinheiro Ruivo (PA),
Ementa
Conceito de empreendedorismo. Fundamentos cognitivos do empreendedorismo: criatividade e reconhecimento de oportunidades. Conhecimentos essenciais para montagem de empresa. Elaboração do plano de negócios. Procura de financiamento. Formato jurídico de novos empreendimentos. Marketing em uma nova empresa. Estratégia: planejamento para as vantagens competitivas. Propriedade Intelectual: proteção das novas idéias. Construindo equipe do novo empreendimento: recrutamento, motivação e manutenção dos funcionários realizadores. Operação da empresa visando um negócio duradouro. Estudo de casos.
Bibliográfia
BARON, R. A. e SHANE, S.A. 2007. Empreendedorismo: Uma Visão do Processo. Editora
Editora Tompson. São Paulo - SP.
CERTO, S. C. e PETER J. P. 1993. Administração Estratégica - Planejamento e Implantação de Estratégia. MakronBooks. São Paulo- SP.
FAHEY, L. e RANDALL, R. M. 1999. MBA Curso Prático - Estratégia. Ed. Campus. Rio de Janeiro - RJ
HAEML, G. e PRAHALAD, C.K. 1995. Competindo pelo Futuro. Ed.Campus. Rio de Janeiro -RJ.
OLIVEIRA, D. P. R. 1997. Planejamento Estratégico. Ed. Atlas. Rio de Janeiro - RJ.
PORTER, M. 1996. Vantagem Competitiva. Editora Campus. Rio de Janeiro - RJ.
COBRA, M. 1995. Marketing Global. Editora MC. Rio de Janeiro - RJ.
KOTLER, P. 1996. Administração de Marketing. Editora Atlas. Rio de Janeiro - RJ.
LAS CASAS, A. L. 2002. Marketing de Serviços. Editora Atlas. São Paulo - SP.
SHIMIZU, Tamio. 2000. Decisão nas Organizações. Ed. Atlas. São Paulo - SP.
Artigos selecionados de periódicos da área.
Partners