Laboratório de Estudos sobre Abelhas - LEA

LaboratórioLaboratório de Estudos sobre Abelhas
SiglaLEA
InstituiçãoUniversidade Federal do Maranhão - UFMA
E-mailpatemaia@gmail.com
Página-
Telefone(98) 3272-8544
Descrição
O Laboratório de Estudos sobre Abelhas (LEA) faz parte do grupo Ecologia de Comunidades de Abelhas, cadastrado no Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa – CNPq. O Laboratório de Estudos sobre Abelhas desenvolve pesquisas relacionadas à diversas espécies de abelhas, sociais ou solitárias, em três linhas de pesquisa principais: 1. Estrutura de Comunidades Apícolas e Florísticas - onde são desenvolvidos estudos sobre a flora e fauna de abelhas no Estado do Maranhão nos mais diferentes ecossistemas, incluindo informações sobre distribuição geográfica, fenologia, diversidade, riqueza de espécies e recursos florais;
2. Polinização de Plantas Silvestres e 3. Conservação e Manejo de Abelhas sem ferrão.
O laboratório dispõe de uma coleção referência de abelhas (LEACOL) cadastrada como fiel depositária junto ao CGEN e uma Palinoteca que dão suporte às linhas de pesquisa.
O LEA tem aproximadamente 270m2 de área construída e conta com uma sala para coleção Entomológica com três desumidificadores e um armário deslizante com 640 gavetas entomológicas; sala de microscopia e estereomicroscopia, um laboratório de preparação entomológica e de palinologia, 2 salas de professores, uma sala para estagiários com três computadores e uma sala de seminários.  
Equipamento: seis estereomicroscópios, sendo dois com câmara clara e um com equipamento fotográfico, dois microscópios, duas estufas, duas máquinas fotográficas profissionais, duas máquinas digitais, uma câmera de exaustão, dois freezers, um destilador, duas centrífugas, tres desumidificadores, um banho maria, além de uma Toyota Hylux cabine dupla.
Responsáveis
Márcia Maria Corrêa Rêgo
Patrícia Maia Correia de Albuquerque
Partners