Laboratório de Biogeoquímica Ambiental - LABIOGEOQ

LaboratórioLaboratório de Biogeoquímica Ambiental
SiglaLABIOGEOQ
InstituiçãoUniversidade Federal de Rondônia - UNIR
E-mailmanzatto@unir.br, bastoswr@unir.br
Páginahttp://www.biogeoquimica.unir.br/noticia/exibir/3678
Telefone(69) 21822135 e 21822122
Descrição
O grupo LABIOGEOQ tem como objetivo contribuir com os estudos dos processos ecossistêmicos e de ecologia aplicada nos ecossistemas aquáticos e terrestres Amazônicos. Em particular, na bacia do Rio Madeira, bastante influenciada pela presença do Hg, lançado em grandes proporções e sem controle entre as décadas de 70 e 80. Além do Hg outros elementos químicos (Cd, Cu, Pb, Cr, Zn, Fe, Mn, Ni, Se, As) vêm sendo quantificado e estudado em diferentes matrizes ambientais (atmosfera, solo, sedimento, sólidos em suspensão, atmosfera, macrófitas e peixe) e humanas (cabelo, leite materno, urina e sangue), e por meio da análise desses resultados, diagnosticar áreas potencialmente críticas, assim como evidenciar populações com maior risco em função da dieta de peixe, principal via de contaminação de metil-Hg, e propor medidas mitigadoras.
Nos últimos 15 anos o LABIOGEOQ vem desenvolvendo ações integradas sobre a ecologia e a componentes específicos da biodiversidade de plantas em cadeias funcionais de produção de conhecimento visando ações conjuntas para responder a componentes específicos de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo DNPB. A Estação Ecológica do Cuniã - ESEC Cuniã concentra os estudos do componente inventário constituído de grade padrão do Programa de Pesquisa em Biodiversidade - PPBio (25 Km2) onde são realizados estudos de diversos táxons permitindo monitoramento de longo prazo e comparações geográficas. Os levantamentos utilizam protocolos de amostragem padronizados e integrados espacialmente, usando infraestrutura modular de trilhas e parcelas de amostragem (terrestres, ripárias e aquáticas) seguindo recomendações da metodologia RAPELD.
O LABIOGEOQ possui uma área de cerca de 200m2 e os principais equipamentos são: Espectrofotômetro de emissão óptica com plasma induzido (ICP-EOS, Perkin Elmer); Espectrofotômetro de absorção atômica de chama (AAS-400, Perkin Elmer); Flow injection mercury system (FIMS-400, Perkin Elmer); Cromatógrafo de íons (CI, Methron); Cromatógrafo gasoso acoplado ao espectrômetro de fluorescência atômica (CG-AFS, Brooks Rands); equipamento de campo para medidas físico-químicas; receptores GPS e GPS geodésico.
Responsáveis
Angelo Gilberto Manzatto
Wanderlei Rodrigues Bastos
Partners