Laboratório da Plataforma de Bionensaios de Malária e Leishmaniose - PBML

LaboratórioLaboratório da Plataforma de Bionensaios de Malária e Leishmaniose
SiglaPBML
InstituiçãoFundação Oswaldo Cruz - RO - FIOCRUZ-RO
E-mailcarolina.teles@fiocruz.br
Páginahttps://www.rondonia.fiocruz.br/laboratorios/plataforma-de-bioensaios-em-malaria-e-leishmanioses/
Telefone(69) 3219-6009
Descrição
O Laboratório da Plataforma Técnica RPT11G de Bioensaios de Malária e Leishmaniose (PBML) constitui uma rede integrada da FIOCRUZ que favorece o intercambio entre as instituições internas e externas de pesquisa que tenham interesse em testar potenciais princípios ativos para o tratamento da malária e leishmaniose. A suscetibilidade aos potenciais antimaláricos in vitro é avaliada contra formas eritrocíticas da cepa de P. falciparum cloroquina-resistente (W2) através da técnica de SYBR green I. Além de ensaios de screening ex vivo de compostos contra isolados de P. vivax em parceria com CEPEM. A triagem em larga escala in vitro de compostos naturais e/ ou sintéticos fornecidos por laboratórios parceiros frente à Leishmania sp. é analisada através da intensidade de fluorescência obtida pela revelação com Alamar Blue®. Esses dados, geralmente, são confrontados com os bioensaios de citotoxicidade contra células de hepatoma humana (Hep-G2), macrófagos (J774) e células renais de macaco verde africano (VERO). Este laboratório tem por objetivo precípuo selecionar compostos potencialmente ativos para teste in vivo antiplasmodial contra P. berghei ou anti-L. amazonensis em camundongos Balb/c.

O PBML tem aproximadamente 40 m2 divididos em três ambientes, contendo um escritório, uma sala de cultura para o desenvolvimento e manutenção de culturas de células e P. falciparum, um ambiente comum com bancadas de trabalho e microscópios, além de equipamentos diversos e um fluxo laminar para de cepas de Leishmania spp..

Equipamentos: Estufas CO2/ Estufa de secagem/ Bombas à vácuo/ Banho Maria com ultrassom/ Centrífugas de placa, para tubos e microtubos/ Computadores/ Impressora/ Leitor de Elisa/ Geladeira/ Freezer -20 ºC/ Microscópios convencionais/ Cilindro CO2/ Microscópio invertido/ Estufa bacteriológica/ Estufa BOD/ Balança analítica/ Capelas de Fluxo Laminares/ pHâmetro/ Lavadora de placas/ Agitador tipo vórtex/ Agitador magnético/ Chapa aquecedora.

Linha de Pesquisa: Análise da bioatividade de extratos naturais e compostos sintéticos contra Plasmodium e Leishmania spp. em sistemas in vitro e in vivo.
Responsáveis
Carolina Bioni Garcia Teles
Partners