Laboratório de Ictiologia e Pesca - LIP

LaboratórioLaboratório de Ictiologia e Pesca
SiglaLIP
InstituiçãoUniversidade Federal de Rondônia - UNIR
E-mailcarolinarcdoria@unir.br
Páginahttp://gpbiodiversidade.ro.unir.br
Telefone(69) 21822020
Descrição
O Laboratório de Icitiologia e Pesca - LIP (integrante do Grupo de estudo da Biodiversidade da Amazônia Sul-Ocidental) há mais de 15 anos vem realizando pesquisas na bacia do rio Madeira biologia pesqueira de água doce (incluindo traçadores biogeoquímicos), dinâmica populacional (incluindo distribuição geográfica, migração, reprodução), avaliação de estoques, dinâmica pesqueira e impactos sócio econômico de barragens na Amazônia. Durante todo esse período coordenou e desenvolveu projetos de pesquisa em parceira com diversos parceiros públicos e privados, regionais e internacionais tais como: Instituto de Pesquisa Nacional da Amazônia (INPA), Universidade Federal do Amazonas; Universidade Federal do Pará; Universidade Federal do Tocantins, Universidade da Florida e Institut de Recherche pour le Developmment IRD – França.
- Laboratório de Ecologia e Biologia de Peixes no Laboratório de Ictiologia e Pesca da UNIR (200 m2 ) está estruturado e equipado para a triagem e identificação e analise preliminar do material biológico (microscópio híbrico e microscópio trinocular, capela, balanças, estufa, micrótomo mecânico e processador histológico).
A Coleção de Ictiofauna, conta atualmente com três salas diretamente relacionadas ao acervo:
- Coleção de Peixes - acervo via úmida: sala com 230 m2 com 175 estantes de aço, destinada ao armazenamento de lotes de peixes conservados em álcool.
- Curadoria: sala com 20 m2 utilizada para o gerenciamento da coleção e coordenação de projetos associados.
- Laboratório de Sistemática de Peixes: sala com 30 m2 destinada ao trabalho prático associado à coleção, como triagem e identificação de material biológico
Responsáveis
Carolina Rodrigues da Costa Doria
Partners