Processo Seletivo

Estão abertas as inscrições para a 9ª turma do Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE. O programa, que oferece 100 vagas para início das aulas no primeiro semestre de 2020, é estruturado no formato de Rede de Associação Ampla, congregando 32 instituições de ensino superior e pesquisa da Amazônia Legal.

As 100 (cem) vagas, estão assim distribuídas: AC (5), AM (12), AP (5), MA (16), MT (12), PA (17), RO (9), RR (8), TO (16). No Anexo I do edital encontram-se a disponibilidade de vagas dos orientadores por estado, não sendo obrigatório o preenchimento do total de vagas.

A realização do processo seletivo ficará a cargo das Comissões Estaduais de Processo Seletivo e Comissão Geral de Processo Seletivo, nomeadas para este fim, respectivamente, pelos Coordenadores Estaduais e pelo Coordenador Geral do PPG-BIONORTE.

O processo de seleção para o doutorado será realizado em 3 (três) etapas: avaliação do currículo, exame de suficiência em inglês e avaliação de uma proposta de pesquisa.

ANTES DE INICIAR A INSCRIÇÃO, LEIA ATENTAMENTE O EDITAL N.º 54/2018-PPG/CPG/UEMA, ANEXADO NO LINK ABAIXO 

1. ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO:

1.1 Para efetuar a inscrição no portal da Bionorte é necessário fazer o cadastro, caso o candidato já tenha feito o cadastro basta efetuar o login e escolher a opção inscrições;
1.2 No menu Seleção, siga a ordem abaixo:
  • Preencher todos os campos da Ficha de Inscrição. 
  • Identificar a área de concentração, a linha de pesquisa e os dois possíveis orientadores habilitados (por ordem de preferência) com o qual deseja trabalhar (ver lista de disponibilidades de vagas/orientador). A busca pode ser realizada consultando o currículo lattes do orientador de escolha. Os dois orientadores indicados precisam ser do mesmo Pólo e ter a mesma linha de pesquisa.
  • A lista de professores com vaga para orientar se encontra no Anexo I do edital. Procurar o orientador de interesse para discutir a Proposta de Pesquisa.
  • Na opção CV Lattes, verifique as Instruçoes - Como preencher Corretamente o meu CV Lattes.  
  • Anexar copia do Artigo Qualis B4, ou superior (publicado ou aceito para publicação – segundo critérios Qualis - Capes do quadriênio 2013-2016);
  • Anexar o comprovante do depósito de R$ 100,00 realizado no Banco do Brasil, Agência Nº 5750-9, Conta Corrente: 184-8, em nome da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – FAPEAD;
  • Anexar cópia da Carteira de Identidade e do CPF;
  • Anexar uma fotografia 3x4, recente;
  • Candidatos estrangeiros, anexar cópia do passaporte;
  • Anexar cópia dos históricos escolares e dos diplomas dos cursos de graduação e do mestrado;
  • Anexar cópia do comprovante de quitação eleitoral;
  • Anexar o arquivo ZIP contendo o Curriculum Lattes no formato XML (disponível na opção “Exportar” do Lattes);
  • Preencher a Ficha de Pontuação do Curriculum Vitae pelo sistema;
  • Anexar os comprovantes dos documentos indicados na Ficha de Pontuação do Curriculum vitae no sistema (PDF, JPEG ou PNG). Você pode anexar, cada documento de acordo com o indicado na Ficha de Pontuação, identificando na parte de “Observação” o tipo do documento. Por exemplo: Declaração Curso de Aperfeiçoamento, etc.
  • Anexar a Proposta de Pesquisa.
1.3 A Proposta de Pesquisa deve ser elaborada pelo candidato, com adequação às áreas de Biotecnologia e Biodiversidade e linha de pesquisa do PPG-BIONORTE a qual se candidata, e a área de atuação e projetos de pesquisa desenvolvidos pelo orientador de interesse.
O projeto deverá ser elaborado segundo Roteiro especificado no Anexo II do EDITAL.
1.4 A inscrição deverá ser efetivada obrigatoriamente por meio do Sistema Acadêmico Eletrônico, através do site http://www.bionorte.org.br.
1.5 Após efetuada a Inscrição pelo site, o Formulário de Inscrição, o Comprovante do pagamento da taxa de inscrição e o Currículo Lattes encadernado (incluindo, além do currículo, a ficha de pontuação preenchida e comprovantes), deverão ser entregues na Secretaria da Coordenação Estadual do PPG-BIONORTE à qual os orientadores indicados estão vinculados, em envelope lacrado identificado com o nome do candidato, até o último dia do prazo de inscrição.

2. DADOS GERAIS: 

2.1 ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO 
2.2 CLIENTELA 
  • Portadores de Diploma de Mestrado em curso ou Programa de Pós-Graduação reconhecido pela CAPES ou convalidado por Programa de Pós-Graduação reconhecido pela CAPES, de acordo com as normas legais.
  • Portadores de diploma de graduação, com comprovada produção científica, conforme descrito no subitem 5.3 deste Edital.
  • Candidatos estrangeiros portadores de diploma de Mestrado em instituição de ensino superior, comprovadamente reconhecida pelas autoridades oficiais do respectivo país.

3. CRONOGRAMA

O período de inscrições para este processo seletivo será do dia  03/12/2018 a 17/12/2018.

Clique aqui para ver o cronograma do edital N.º 54/2018-PPG/CPG/UEMA.

4. CLASSIFICAÇÃO FINAL

A classificação será determinada pela somatória da pontuação obtida no curriculum vitae (Etapa 1) com a média de pontos obtida na Proposta de Pesquisa (Etapa 3). Em caso de empate, serão considerados, no primeiro momento, as médias de Fator de Impacto (conforme JCR) dos artigos publicados e, persistindo o empate, a escolha se dará a favor do candidato de maior idade.

O resultado final da seleção, com a lista de todos os candidatos aprovados, respeitando-se o número de vagas atribuídas a cada Coordenação Estadual (conforme descrito no subitem 1.4 do Edital) será divulgado conforme item 8 na Secretaria Estadual do PPG-BIONORTE de cada Estado e no endereço eletrônico - http://www.bionorte.org.br.

Não serão prestadas informações sobre o resultado do processo seletivo por telefone. A pontuação final somente poderá ser visualizada pelo candidato em sua área, no Portal, ao final do processo de seleção..

5. MODELOS

6. QUADRO DE VAGAS DOS DOCENTES

Clique aqui para ver o quadro com a disponibilidade de vagas dos docentes para o edital Nº N.º 54/2018-PPG/CPG/UEMA.

7. INSCRIÇÕES


Não tenho conta na Bionorte

Já tenho conta na Bionorte
Parceiros