Pesquisadores da UNIFAP, UFPA e UFPI publicaram artigo científico sobre COVID-19

O artigo científico foi publicado no conceituado periódico "International Journal of Molecular Sciences" de fator de impacto 5.924, pelos pesquisadores: Dr. Ryan da Silva Ramos, bolsista de Pós-doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal-Polo Amapá (Edital Nº 01/2020-PPG-BIONORTE/UNIFAP), associado ao programa da CAPES-EPIDEMIAS-Programa Estratégico Emergencial de Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias), sob nº de Processo 88887.512869/2020-00, supervisionado pelo Prof. Dr. Cleydson Breno Rodrigues dos Santos, vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e Coordenado pela Profa. Dra. Mariana Helena Chaves e sub-coordenador Prof. Dr. João Sammy Nery de Souza, ambos vinculados ao Departamento de Química (CCN), da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Na ordem: Ryan S. Ramos (UNIFAP/BIONORTE), Cleydson Breno R. Santos (UNIFAP/BIONORTE), Mariana H. Chaves (UFPI), João Sammy N. Souza (UFPI), Rosivaldo dos Santos Borges (UFPA), Inana Fauro de Araujo (UNIFAP).



O artigo é fruto do desenvolvimento do projeto intitulado "Identification of Potential Antiviral Inhibitors from Hydroxychloroquine and 1,2,4,5-Tetraoxanes Analogues and Investigation of the Mechanism of Action in SARS-CoV-2", com a participação do Prof. Dr. Rosivaldo dos Santos Borges, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Pesquisadora Inana Fauro de Araujo, vinculada ao Campus Binacional do Oiapoque (UNIFAP).
O objetivo da pesquisa foi identificar potenciais inibidores antivirais a partir da hidroxicloroquina e análogos de 1,2,4,5-tetraoxanos, bem como a investigação do provável mecanismo de ação no SARS-CoV-2, utilizando técnicas de bioinformática.
Os alvos biológicos investigados neste artigo foram a enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2) e protease principal (Mpro) que vêm sendo estudadas por vários grupos de pesquisadores em todo o mundo. Dessa forma, os modelos gerados e avaliados possibilitaram a classificação de potenciais inibidores nos sítios de ligação nos alvos biológicos, com auxílio da química computacional, no qual as afinidades de ligações são similares as moléculas controles usadas neste estudo.



Estrutura geral da ligação do SARS-CoV-2 RBD (receptor binding domain) ao encaixe molecular - ACE2 de compostos promissores. (Figura 6 do artigo publicado no International Journal of Molecular Sciences).

De acordo com o relato do Prof. Dr. Cleydson Breno destaca "a importância da Bioinformática em pesquisas voltada no planejamento de fármacos e com impacto direto na problemática da pandemia para redução dos casos de infecção e internação hospitalar é necessário. Vale destacar que os estudos experimentais adicionais contra o vírus SARS-CoV-2 serão realizados com as moléculas potenciais identificadas, pois além de serem de fácil síntese, pretendemos compreender o mecanismo de ação do vírus no organismo humano".


Imagem extraída do artigo publicado (Figura 7 do artigo publicado no International Journal of Molecular Sciences).

Para a pesquisadora Dra. Mariana Chaves afirma que “Esse projeto conta com financiamento da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, que tem também a parceria do Prof. Lindomar José Pena da FIOCRUZ PE – INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES, que realizará os testes de atividade biológica frente ao SARS-CoV-2 com essas moléculas que se mostraram promissoras nos estudos de bioinformática. Os resultados já obtidos demonstram a importância de parcerias no desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares e que merecem ser apoiadas pelos órgãos financiadores.

Segundo o pesquisador Dr. João Sammy, sub-coordenador deste projeto, "É sempre bom ressaltar que todas as etapas deste projeto estão sendo rigorosamente cumpridas e não estão sendo antecipadas devido à limitação de recursos. Com mais recursos teríamos esses e outros resultados a mais tempo. Com parcerias nacionais e internacionais importantes, no momento, estamos realizando os ensaios biológicos das moléculas promissoras e continuando os estudos de Bioinformática com as moléculas isoladas no Laboratório de Produtos Naturais da UFPI.

Para o Dr. Ryan Ramos "A implementação de bolsa de pós-doutorado pela CAPES para recém doutores é de fundamental importância, no tocante ao apoio de novos projetos de pesquisa científica e tecnológica, bem como para a formação de recursos humanos altamente qualificados para contribuir com o desenvolvimento científico no estado do Amapá e do país".

O artigo científico pode ser consultado na integra no site

https://www.mdpi.com/1422-0067/23/3/1781
Data: 21/02/2022
Parceiros