Bionorte em Números

Carlos Eduardo Costa de Campos
CitaçõesCAMPOS, C. E. C;COSTA-CAMPOS, C. E.;CAMPOS, E.;COSTA-CAMPOS, CARLOS EDUARDO;CAMPOS, C.E.C.;CAMPOS, CARLOS EDUARDO COSTA;CAMPOS, A.C.E.C.;CAMPOS, A. C. E. C.;COSTA-CAMPOS, CARLOS E.;CAMPOS, E,;CAMPOS, C. E. C.;CARLOS EDUARDO COSTA-CAMPOS;COSTA-CAMPOS, C. EDUARDO;COSTA CAMPOS, CARLOS EDUARDO
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCIENCIAS_BIOLOGICAS :: Zoologia
Formação
  • Doutorado - Periodo: 2012 a 2015 - Psicobiologia
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Mestrado - Periodo: 1999 a 2000 - Ecologia
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Especialização - Periodo: 1998 a 1999 - Aquicultura e Ecologia Aquatica
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Graduação - Periodo: 1995 a 1998 - Ciencias Biologicas
    Universidade Potiguar
Atuação Profissional
  • Acta Herpetologica- / Periodo: 2018 a atual
  • Amphibian and Reptile Conservation- / Periodo: 2019 a atual
  • Atelopus Survival Initiative- / Periodo: 2022 a atual
  • Biota Amazônia- / Periodo: 2011 a atual
  • Biota Amazônia- / Periodo: 2011 a atual
  • Ecology and Evolution- / Periodo: 2018 a atual
  • Herpetologia Brasileira- / Periodo: 2022 a atual
  • HERPETOLOGY NOTES- / Periodo: 2017 a atual
  • Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis- / Periodo: 2001 a 2002
  • International Journal of Zoology and Animal Biology- / Periodo: 2020 a atual
  • STUDIES ON NEOTROPICAL FAUNA AND ENVIRONMENT- / Periodo: 2020 a atual
  • Universidade Estadual do Amapá- / Periodo: 2019 a atual
  • Universidade Estadual do Amapá- / Periodo: 2018 a atual
  • Universidade Estadual do Amapá- / Periodo: 2017 a atual
  • Universidade Federal do Amapá- / Periodo: 2003 a atual
Linha de Pesquisa
  • Etnozoologia e Etnoconservacao
  • História natural de anfíbios e répteis
  • Saúde Pública e Epidemiologia
Projetos de Pesquisa
  • Perfil químico do veneno de espécies do gênero Ameerega na Amazônia Oriental: implicações para conservação
    Período: 2024 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: DESENVOLVIMENTO
  • Perfil químico do veneno de espécies do gênero Ameerega na Amazônia Oriental: implicações para conservação
    Período: 2024 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Herpetofauna da Amazonia Oriental: contribuições atuais e perspectivas
    Estudos sobre ecologia e história natural da herpetofauna (anfíbios e repteis) na Amazonia Oriental são de grande importância para propósitos de conservação, porém escassos frente a grande riqueza de espécies. Neste contexto, este estudo tem como objetivo obter informações sobre a história natural de anfíbios e repteis na Amazônia Oriental visando preencher uma lacuna de conhecimento que existe sobre a biologia, ecologia e distribuição das espécies. Os métodos de amostragem utilizados serão procura visual e auditiva, incluindo aspectos da história natural, dieta, reprodução e fauna parasitaria da herpetofauna. Os resultados esperados subsidiarão o entendimento de aspectos relacionados a biologia e história natural das espécies, revelando mais sobre a biodiversidade regional e local, com a finalidade de agregar valor ecológico às informações relativas às distribuições regionais e à taxonomia das espécies estudadas.
    Período: 2021 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Coleção Herpetológica: uma ferramenta para auxiliar ações educativas para o conhecimento e conservação de anfíbios e répteis, com ênfase nos acidentes ofídicos
    Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Ecologia e história natural da herpetofauna da Amazônia Oriental
    Estudos sobre ecologia e história natural da herpetofauna (anfíbios e repteis) na Amazonia Oriental são de grande importância para propósitos deconservação, porém escassos frente a grande riqueza de espécies. Neste contexto, este estudo tem como objetivo obter informações sobre a histórianatural de anfíbios e repteis na Amazônia Oriental visando preencher uma lacuna de conhecimento que existe sobre a biologia, ecologia e distribuição dasespécies. Os métodos de amostragem utilizados serão procura visual e auditiva, incluindo aspectos da história natural, dieta, reprodução e faunaparasitaria da herpetofauna. Os resultados esperados subsidiarão o entendimento de aspectos relacionados a biologia e história natural das espécies,revelando mais sobre a biodiversidade regional e local, com a finalidade de agregar valor ecológico às informações relativas às distribuições regionais e àtaxonomia das espécies estudadas.
    Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Establishing captive breeding and husbandry protocols for Atelopus hoogmoedi, an analog species of the threatened Manauense Harlequin Toad (A. manauensis) in Brazil
    Os sapos-arlequim, pertencentes ao gênero Atelopus, estão entre os anfíbios mais ameaçados do mundo. Como esta espécie nunca foi mantida sob cuidados humanos, antes de trabalhar com a ameaçada, pretendemos estabelecer protocolos de criação e reprodução usando uma espécie análoga e não-ameaçada, Atelopus hoogmoedi, que ocupa habitats semelhantes a A. manauensis. Ao final deste projeto, esperamos ter um protocolo completo que será aplicado para iniciar uma colônia backup de A. manauensis para futuras suplementações, pesquisas e propósitos educacionais. Esperamos com esse projeto realizar uma ação de conservação integrada em prol da espécie-alvo, estabelecendo parcerias com profissionais que atuam ex situ e in situ, e contribuir com as ações do Plano de Ação para a Conservação dos sapos-arlequim (HarleCap).
    Período: 2022 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Perfil químico de secreções cutâneas de anuros da família Dendrobatidae em florestas da Amazônia brasileira
    Período: 2023 - 2024 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: DESENVOLVIMENTO
  • 20 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Estado do Amapá: Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
    A 20 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Estado do Amapá: Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável visa aumentar a popularização da ciência, tecnologia e inovação entre os diversos municípios de Estado, integrando os atores da CT, estimulando a participação dos estudantes desde o ensino básico, para geração de conhecimento voltado à sustentabilidade para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, com ênfase nos desafios apresentados no Amapá, considerando a responsabilidade social. O Amapá é um estado da região norte brasileira, com 16 municípios, possuindo grande área conservada e extensa biodiversidade. A riqueza / patrimônio étnico e cultural, abarca a presença de populações tradicionais, como indígenas, quilombolas e ribeirinhos, que utilizam recursos da floresta para suas atividades cotidianas. A preservação da floresta, a sustentabilidade e o desenvolvimento, tornam-se, portanto, temáticas prioritárias nas discussões no Estado do Amapá, especialmente quando se considera a temática da Semana Nacional, levando em conta o desenvolvimento sustentável. Criar espaços de discussão e difusão do conhecimento técnico-científico, tornam-se essenciais para repensar alternativas sustentáveis, além de fortalecer o engajamento entre as instituições de pesquisa, as escolas e a sociedade. Este ambiente poderá também fomentar a transferência de tecnologias sustentáveis, contribuindo para criação de soluções criativas e viáveis. Para fomentar os espaços de discussão, troca de experiências, difusão do conhecimento e interiorização, a metodologia adotada pela rede colaborativa de instituições proponentes irá contemplar atividades como palestras, exposições, oficinas, demonstrações práticas, orientação vocacional e atividades extra muro.
    Período: 2023 - 2024 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Coleção Herpetológica: uma ferramenta para o conhecimento e conservação de anfíbios e répteis
    O presente projeto tem como objetivo levar conhecimentos sobre a herpetofauna (anfíbios e répteis) a alunos de escolas públicas dos municípios de Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari e Amapá, no estado do Amapá. A metodologia deste projeto tem como destaque exposições itinerantes com utilização de material didático da Coleção Herpetológica da Universidade Federal do Amapá, palestras educativas e atividades lúdicas com a utilização de jogos didáticos como estratégia para melhoria do ensino de Ciências e Biologia, em especial a herpetologia. Para avaliar a percepção dos alunos e professores sobre a herpetofauna, serão aplicados questionários estruturados com base em estudos já publicados sobre herpetologia. Com os resultados obtidos, espera-se introduzir informações de educação ambiental focadas na herpetofauna, que poderão ser aplicadas no cotidiano dos professores e alunos das escolas, para que estes sejam multiplicadores dos conhecimentos para a comunidade dos municípios inseridos no projeto, além de subsidiar ações de preservação/conservação de anfíbios e répteis.
    Período: 2022 - 2023 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Dimorfismo e razão sexual de três espécies do clado Osteocephalus
    A Amazônia Oriental apresenta uma grande diversidade de anuros que, apesar dos esforços de coleta, apresentam lacunas de conhecimento em vários aspectos da sua história natural. Nesse contexto, esse estudo tem como objetivo investigar diferenças intersexuais em caracteres morfométricos e razão sexual em três espécies do gênero Osteocephalus na Amazônia Oriental. O presente estudo será realizado em duas Unidades de Conservação municipais do estado do Amapá: Parque Natural Municipal do Cancão, localizado no município de Serra do Navio, e Reserva Extrativista Beija-Flor Brilho de Fogo, localizada no município de Pedra Branca do Amapari. Para as amostragens, os indivíduos serão coletados em quatro incursões a campo em cada área com duração de 5 dias cada através de busca ativa visual e auditiva. Para as análises de dimorfismo sexual, serão realizadas análises multivariadas utilizando 14 medidas morfométricas e apenas espécimes adultos serão considerados. A razão sexual será obtida dividindo-se o número de machos pelo número de fêmeas presentes de cada espécie. O conjunto de resultados esperados servirá de base para análises mais detalhadas sobre a filogenia do clado Osteocephalus, acrescentando dados sobre a história natural de espécies pouco conhecidas e amplamente distribuídas na Amazônia Oriental.
    Período: 2022 - 2023 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • História Natural de Anfíbios Anuros na Amazônia Oriental
    Estudos sobre ecologia e história natural de anfíbios anuros no Brasil são de grande importância para propósitos de conservação, porém escassos frente a grande riqueza de espécies existente no país. Neste contexto, este estudo tem como objetivo obter informações sobre a história natural de anfíbios anuros na Amazônia Oriental visando preencher uma lacuna de conhecimento que existe sobre a biologia e ecologia das espécies. Os métodos de amostragem utilizados serão procura visual e auditiva, incluindo aspectos da história natural, dieta e reprodução de anfíbios anuros. Os resultados esperados subsidiarão o entendimento de aspectos relacionados a biologia e história natural das espécies, revelando mais sobre a biodiversidade regional e local, com a finalidade de agregar valor ecológico às informações relativas às distribuições regionais e à taxonomia das espécies estudadas.
    Período: 2017 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Herpetofauna na escola: o que os alunos conhecem sobre os animais de sangue frio?
    O objetivo deste projeto é difundir informações sobre a herpetofauna (anfíbios e répteis) em escolas públicas do estado do Amapá visando despertar nos alunos do Ensino Fundamental e Médio o interesse em relação a conservação desse grupo de animais. Para isto, será montado um banco de dados visuais sobre as espécies de anfíbios e répteis com ocorrência no estado do Amapá e de informações sobre a sua biologia, ecologia e distribuição e, com o auxílio do material didático da Coleção Herpetológica da Universidade Federal do Amapá, serão realizadas palestras educativas e atividades lúdicas. Será realizado também um trabalho cooperativo com os Professores-alunos participantes em atividades educativas, cartilhas, jogos e demais uso de ferramentas computacionais que auxiliam a participação de todos nas decisões e elaboração de atividades, assim como montagem de jogos, e outros tipos de atividades que estimulem o interesse pelo estudo dos anfíbios.
    Período: 2020 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Os Anfíbios vão a escola: do conhecimento a conservação
    O presente projeto visa despertar o interesse dos alunos do Ensino Fundamental e Médio pela conservação dos anfíbios, mostrando por meio de atividades educacionais a importância deste grupo ao meio ambiente, e como estes animais sofrem diferentes impactos decorrentes das atividades humanas. Para isto, será montado um banco de dados visuais e acústicos sobre as espécies com ocorrência no estado do Amapá e de informações sobre a sua biologia, ecologia e distribuição e, com o auxílio do material didático da Coleção Herpetológica da Universidade Federal do Amapá, serão realizadas palestras educativas e atividades lúdicas com alunos de escolas públicas do município de Macapá, Santana, Porto Grande e Serra do Navio. Será realizado também um trabalho cooperativo com os Professores-alunos participantes em atividades educativas, cartilhas, jogos e demais uso de ferramentas computacionais que auxiliam a participação de todos nas decisões e elaboração de atividades, assim como montagem de jogos, e outros tipos de atividades que estimulem o interesse pelo estudo dos anfíbios.
    Período: 2019 - 2020 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Composição, diversidade e estado de conservação da anurofauna do Parque Natural Municipal do Cancão, Serra do Navio - AP
    A Amazônia brasileira abriga um total de 232 espécies de anuros. Este alto número de espécies deve-se à diversidade de modos reprodutivos que nos anfíbios é maior do que a observada em qualquer outro grupo de vertebrados. Objetivando determinar a composição, diversidade e estado de conservação da anurofauna, este trabalho será realizado no Parque Natural Municipal do Cancão, localizado no município de Serra do Navio, na região Centro Noroeste do Estado do Amapá (00°54´09.5"N 052°00´18.2"O; 00°54´30.9"N 052°00´15.2"O). Para este estudo serão realizadas 12 excursões ao campo com duração de três dias cada, durante o período de Janeiro a Dezembro de 2012. As coletas serão realizadas através de busca ativa ao longo de trilhas estabelecidas. A abundância de cada espécie será estimada através da contagem do número de vocalizações e/ou avistamento. Os registros das vocalizações serão feitos com Gravador MARANTZ modelo PMD670 com microfone externo direcional Sennheiser K6/ME67 na fase crescente da lua, minimizando a interferência em potencial do padrão de atividade. Os resultados esperados elucidarão questões acerca da composição e diversidade de anfíbios anuros encontrados na área do Parque Natural Municipal do Cancão e registro dos padrões de vocalização dos anuros.
    Período: 2012 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Percepção de alunos de escolas da rede pública do estado do Amapá sobre os vertebrados: do conhecimento a conservação
    O presente projeto visa despertar o interesse de alunos de escolas da rede pública do estado do Amapá sobre a conservação dos vertebrados, mostrando por meio de atividades educacionais a sua importância ao meio ambiente e à própria sociedade, e como estes animais sofrem diferentes impactos decorrentes da atividade antrópica. Para isto, serão aplicados questionários e palestras educativas sobre as espécies de vertebrados com ocorrência no estado do Amapá. Além do contato direto através das palestras e do material didático presente no Laboratório de Zoologia de Vertebrados da Universidade Federal do Amapá, com ênfase nas espécies encontradas no estado do Amapá, este projeto será um espaço para estimular a constante troca de conhecimento entre professores e alunos das escolas da rede pública.
    Período: 2017 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Vertebrados do Distrito do Ariri, município de Macapá, Amapá
    Período: 2015 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Vertebrados da Reserva Extrativista Beija Flor Brilho de Fogo, Pedra Branca do Amapari, Amazônia Oriental
    O Amapá é o Estado que detém a maior percentagem de área protegida do território brasileiro, são 54,8% ou 10 milhões de hectares das terras legalmente protegidas entre unidades de conservação e áreas indígenas além de aproximadamente 90% de sua cobertura vegetal intacta. Neste contexto, estudos faunísticos e inventários permitem conhecer as espécies que ocorrem em determinada área e frequentemente permitem a descrição de espécies novas, etapas fundamentais para se conhecer e acessar os recursos naturais. Os estudos desenvolvidos na Amazônia com vistas a selecionar áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade a partir da distribuição da riqueza de espécies ou da presença de espécies endêmicas, raras ou ameaçadas, encontram dificuldades devido à falta de informações ou ao conhecimento desigual dos grupos biológicos. Desta forma, este estudo visa descrever a diversidade, composição e o estágio de conservação das espécies de vertebrados da Reserva Extrativista Beija Flor Brilho de Fogo, fornecendo subsídios e informações preliminares úteis à elaboração do Plano de Manejo.
    Período: 2013 - 2015 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Diversidade, ecologia e comportamentos reprodutivos de anfíbios anuros em áreas de savanas amazônica
    As Savanas amazônicas ocorrem em manchas disjuntas dispersas por extensas áreas de floresta nos Estados do Amapá, Amazonas, Pará e Roraima. Apesar de haver considerável variação na composição da anurofauna entre as localidades e as fitofisionomias de vegetação das Savanas amazônicas e em função da ausência de estudos sobre o comportamento reprodutivo, uma amostragem sistemática e geograficamente ampla ainda não foi realizada para a Savana amapaense, localizada na Amazônia Oriental. Nessa perspectiva, foi estudada uma área de savana no Estado do Amapá quanto à composição, ecologia e comportamento reprodutivo de anfíbios anuros.
    Período: 2012 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Composição, Riqueza, Abundância Relativa e Distribuição Espacial e Temporal da Herpetofauna do Cerrado do Amapá
    Há um interesse crescente sobre o declínio em populações de anfíbios e répteis no mundo, criando exigências para que estratégias urgentes maximizem esforços de conservação para estas populações, especialmente em regiões com poucos dados da diversidade, abundância e distribuição. Este é exatamente o exemplo do Cerrado brasileiro, uma área de conflito global da biodiversidade, em que as taxas de conversão do habitat são muito elevadas, podendo implicar em uma perda rápida de muitas espécies raras e endêmicas. Com o objetivo de investigar a composição das comunidades de anfíbios e répteis, determinando sua riqueza, abundância relativa, e similaridade entre as áreas estudadas, este trabalho será conduzido em no Campo Experimental do Cerrado da Embrapa, localizado a 48 km ao Norte de Macapá, com uma área 1.347 ha. Serão testadas as seguintes hipóteses: os fatores históricos influenciam nas comunidades de anfíbios e répteis do Cerrado do Amapá; os fatores históricos predominam sobre os fatores ecológicos nas comunidades de anfíbios e répteis do Cerrado do Amapá e existe sobreposição de nicho entre as espécies em função do uso de microhabitat.
    Período: 2008 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Biologia reprodutiva de Scinax ruber (Amphibia) na Reserva Biológica do Parazinho, Macapá, Amapá.
    Atualmente são conhecidas 5.679 espécies de anuros. O Brasil é o país que possui a maior diversidade específica de anuros, com 877 espécies. A Amazônia brasileira abriga um total de 163 espécies de anfíbios. Este alto número de espécies deve-se à diversidade de modos reprodutivos que nos anfíbios é maior do que a observada em qualquer outro grupo de vertebrados. Na região Amazônica foram observados 22 modos diferentes. Objetivando analisar a estrutura reprodutiva da espécie Scinax ruber este trabalho será realizado na Reserva Biológica Parazinho, Macapá, Amapá
    Período: 2010 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Ecologia populacional da Tartaruga da Amazonia, Podocnemis expansa, na Reserva Biologica do Parazinho, Amapa, Brasil.
    Na bacia amazônica, atualmente as espécies de quelônios de água doce mais importantes do ponto de vista econômico e de subsistência são a tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa), o tracajá (Podocnemis unifilis) e a iaçá ou pitiú (Podocnemis sextuberculata). A conservação das diversas espécies de quelônios da Amazônia é importante não apenas por manter a diversidade biológica neste bioma, mas também por estes organismos representarem um importante recurso alimentar para as populações ribeirinhas. Este trabalho tem como objetivo investigar os parâmetros da estrutura populacional e reprodutiva de Podocnemis expansa na Reserva Biologica do Parazinho. Os resultados esperados subsidiam investigar quais são os principais predadores dos ovos e das fêmeas de Podocnemis expansa da REBIO do Parazinho, mapear as principais áreas de nidificação, identificar o numero de ovos por ninho, verificar a quantidade de fêmeas e machos por ninho e observar as características ambientais dos locais de desova dos quelônios.
    Período: 2010 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • A ilustração científica e o conhecimento tradicional da comunidade quilombola do Curiaú, Macapá, Amapá.
    A ilustração científica consiste na representação fiel de um material biológico, respeitando todas as medidas, proporções e contraste de cores. Podem ser desenhos de materiais vivos, extintos e arqueológicos que devem ser claro em significado e que não provoque nenhum tipo de incompreensão ou dúvidas. Objetivando demonstrar as diferentes aplicações da ilustração científica na área das Ciências Biológicas este estudo será realizado na Área de Proteção Ambiental do rio Curiaú, uma comunidade quilombola localizada nas coordenadas (00°14?58?S, 00°14?17?N, 50°56?54?E, 51°07?46?W).Estas visitas terão como objetivo perceber o conhecimento da comunidade quilombola do Curiaú a respeito da ilustração cientifica e dos vertebrados da área. Para tanto foram escolhidos vertebrados que fazem parte do cotidiano da comunidade e que melhor representem o saber tradicional. Os desenhos serão produzidos manualmente e os materiais utilizados serão lápis HB, borracha plástica, grafite 0.7, lápis de cor da marca Faber Castell, caneta nanquim e papel A4.
    Período: 2010 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • O conhecimento tradicional das populações ribeirinhas do Arquipélago do Bailique e dos alunos da Escola Bosque do Amapá sobre os quelônios.
    A etnozoologia descreve e analisa os conhecimentos e as práticas das populações locais, permitindo uma compreensão das relações entre humanos e animais. O objetivo desse trabalho é realizar um levantamento do conhecimento tradicional das populações ribeirinhas do Arquipélago do Bailique e dos alunos da Escola Bosque do Amapá sobre os quelônios, mostrando sua utilização na alimentação, artesanato e para fins zooterápicos.
    Período: 2010 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Riqueza e diversidade da Herpetofauna da Reserva Biológica do Parazinho, Macapá, Amapá, Brasil.
    Há um interesse crescente sobre o declínio em populações de anfíbios e répteis no mundo, criando exigências para que estratégias urgentes maximizem esforços de conservação para estas populações, especialmente em regiões com poucos dados da diversidade, abundância e distribuição. Com o objetivo de investigar a composição das comunidades de anfíbios e répteis, determinando sua riqueza, abundância relativa, e similaridade entre as áreas estudadas, este trabalho será conduzido na Reserva Biológica do Parazinho, localizado a leste do arquipélago do Bailique, município de Macapá, Amapá.
    Período: 2010 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Dieta, levantamento e riqueza de espécies de morcegos (Mammalia, Chiroptera) na Comunidade de Sao Jose do Mata Fome, Macapá, Brasil.
    A importância ecológica dos morcegos, sua alta diversidade e sua abundância nas regiões tropicais tornam este grupo um interessante objeto de estudos. A ecologia alimentar de morcegos provê informações extremamente úteis para o entendimento dos mecanismos de partilha de recursos que regulam as relações tróficas, e que são responsáveis pela alta diversidade deste grupo nas regiões tropicais. Morcegos frugívoros formam uma parcela considerável das comunidades de morcegos em ambientes neotropicais, havendo para o Brasil informações específicas sobre a dieta frugívora de algumas espécies. Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento, riqueza de espécies e frugivoria da fauna de morcegos na Comunidade Quilombola de Sao Jose do Mata Fome.
    Período: 2007 - 2008 / Situação: DESATIVADO / Natureza: PESQUISA
  • Comportamento reprodutivo de Cacicus cela Linnaeus, 1758 (Passeriformes: Icteridae) na Área de Proteção Ambiental do rio Curiaú, Amapá, Brasil.
    Cacicus cela é uma espécie da família Icteridae exclusivamente Neotropical que ocorre do Panamá ao Norte do continente, sendo observado em floresta úmida, floresta secundária incluindo floresta decídua, mata de galeria, mata de várzea, campos abertos do cerrado e caatinga. Este trabalho teve como objetivo descrever o comportamento reprodutivo e cuidado parental de C. cela na Área de Proteção Ambiental do rio Curiaú, subsidiando estratégias de conservação e manejo desta espécie.
    Período: 2006 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Vertebrados que utilizam "nest box" em um fragmento de floresta no Campus da Universidade Federal do Amapá.
    Diversas espécies animais encontrados em fragmentos florestais são dependentes de cavidades naturais para reprodução, abrigo ou alimentação. Alguns aspectos da ecologia desses animais podem ser avaliados com o uso de caixas ?nest-box? com embalagens do tipo ?Tetra Pak?. No presente estudo será verificada a ocupação das caixas por vertebrados de pequeno porte, a preferência das espécies por caixas fixadas a 2 ou 4m de altura, e pela posição do orifício de entrada (frontal ou lateral) e a viabilidade do uso destas caixas em pesquisas de campo.
    Período: 2006 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Aves que utilizam caixas ninho "nest box" para nidificação na Área de Proteção Ambiental do rio Curiaú.
    A escassez de cavidades para abrigo e nidificação pode limitar a sobrevivência dessas espécies, já que os processos populacionais são influenciados adversamente por diversos fatores, como mudança, qualidade, restrições e sobre-exploração do hábitat. Para compensar essa redução, caixas ninho "nest box" podem servir como substituto das cavidades naturais. Desta forma, este projeto visa caracterizar e identificar a avifauna que ocupa as nest-box, determinando a época de ocupação e finalidade (nidificação, abrigo e alimentação).
    Período: 2005 - 2006 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Levantamento da herpetofauna, avifauna e mastofauna de fragmentos florestais da Universidade Federal do Amapá.
    Período: 2003 - 2005 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Ictiofauna e Pesca dos Recifes Rasos da Praia de Búzios, Natal, Rio Grande do Norte
    Na região Nordeste do Brasil, a pesca artesanal e comercial é uma das atividades exploratórias comumente mais praticada em ambientes recifais, onde as comunidades de peixes emergem como especialmente importantes, não só pelo isolamento geográfico, mas também pela importância econômica e social que representam para as comunidades costeiras. Desta forma, foi realizado um levantamento da ictiofauna recifal dos recifes da praia de Búzios, Rio Grande do Norte, através de censos visuais subaquáticos, buscas intensivas, levantamento da pesca e correspondência de nomes científicos com nomes populares indicados pelos pescadores da região, denotando a importância do resgate e incorporação do conhecimento popular nos levantamentos faunísticos e sua adequação como ferramenta no manejo participativo.
    Período: 2003 - 2004 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Taticas alimentares de peixes recifais dos Parrachos de Muriu, Natal, Rio Grande do Norte.
    Estudos subaquáticos de peixes tropicais têm revelado uma surpreendente variedade de adaptações comportamentais relacionadas à obtenção de alimento. Para este projeto, realizado nos Parrachos de Muriú, Rio Grande do Norte, através de censos visuais em transects e buscas intensiva, foram estabelecidas as categorias de táticas alimentares semelhantes aquelas utilizadas na literatura, a partir dos três níveis tróficos básicos da comunidade (Herbívoros, Carnívoros e Planctófagos), atestando a complexidade destas comunidades ictiícas.
    Período: 2003 - 2004 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
  • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Zoologia :: Comportamento Animal ::
  • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Zoologia :: Herpetologia ::
  • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Zoologia :: Taxonomia dos Grupos Recentes ::
  • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Zoologia :: Zoologia Aplicada :: Conservação das Espécies Animais
  • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Zoologia :: Zoologia de Vertebrados ::
  • CIENCIAS_DA_SAUDE :: Saúde Coletiva :: Epidemiologia ::
Idiomas
  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
Banca Julgadora
Tipo de Produção < 20202021202220232024Total
Banca Julgadora para Concurso Público170100018
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização3101005
Participação em Banca de Doutorado2000114
Participação em Banca de Exame de Qualificação3110106
Participação em Banca de Graduação693430382
Participação em Banca de Mestrado70010210
Total10156526125
Eventos
Tipo de Produção < 20202021202220232024Total
Participação em Congresso270112132
Participação em Encontro8001009
Participação em Exposição0001001
Participação em Seminário2000103
Participação em Simpósio2104029
Total391173354
Orientação
Tipo de Produção < 20202021202220232024Total
Orientação em Andamento de Doutorado0001124
Orientação em Andamento de Iniciação Científica0000022
Orientação em Andamento de Mestrado0001214
Orientações Concluídas para Mestrado2010003
Outras Orientações Concluídas652463282
Total672586795
Prêmios
Tipo de Produção < 202120222024Total
Prêmios921113
Total921113
Produção Artistícas
Tipo de Produção < Total
Outra Produção Artística Cultural22
Total22
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção < 20202021202220232024Total
Apresentação de Trabalho3002005
Artigo Aceito para Publicação0000011
Artigo Publicado1254338241817265
Curso de Curta Duração Ministrado6000006
Demais Trabalhos1000001
Livro Publicado ou Organizado2001205
Organização de Evento5002108
Outras Bancas Julgadoras3000014
Outras Participações em Eventos e Congressos5000027
Outras Produções Bibliográfica1000001
Programa de Rádio ou TV1000001
Texto em Jornal ou Revista3000003
Trabalho em Eventos2610134268312
Total4164351334729619
Produção Técnica
Tipo de Produção < 2023Total
Mídia Social, Website ou Blog101
Software011
Trabalho Técnico303
Total415
Parceiros