Bionorte em Números

Matheus Silva Alves
CitaçõesALVES, M. S.;Alves, Matheus Silva;ALVES DA SILVA, MATHEUS;ALVES, MATHEUS;ALVES, MATHEUS S.;ALVES, MATHEUS SILVA;Mateus Silva Alves;SILVA, M. ALVES;Alves, Mateus Silva
TitulaçãoPós-Doutorado
ÁreaCIENCIAS_BIOLOGICAS :: Genética
Formação
  • Pós-Doutorado - Periodo: 2022 a 2023 - Universidade Ceuma
  • Doutorado - Periodo: 2018 a 2021 - BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA - REDE BIONORTE
    Universidade Federal do Amazonas
  • Mestrado - Periodo: 2014 a 2016 - Biologia Parasitária
    Universidade Ceuma
  • Graduação - Periodo: 2006 a 2010 - Ciências Biológicas
    Universidade Federal do Maranhão
Atuação Profissional
  • Centro de Ensino Médio Francisco de Assis Ximenes- / Periodo: 2010 a 2011
  • Consórcio de Alumínio do Maranhão- / Periodo: 2010 a 2013
  • Escola Sousa Ferraz- / Periodo: 2014 a 2017
  • Faculdade Supremo Redentor- / Periodo: 2021 a 2023
  • Merck- / Periodo: 2007 a 2009
  • Universidade Ceuma- / Periodo: 2017 a atual
  • Universidade Estadual da Região Tocantina do MA- / Periodo: 2023 a atual
Linha de Pesquisa
    Projetos de Pesquisa
    • Caracterização do perfil imunológico e identificação do Vírus Sincicial Respiratório e Rinovírus em crianças e adolescentes com asma no estado no Maranhão
      Período: 2015 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • REMEDIAÇÃO DE SOLO CONTAMINADO COM AGROQUÍMICO POR BACTÉRIAS DA ORDEM ACTINOMICETALES
      Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • AVALIAÇÃO DOS EFEITOS PROTETORES DE EXTRATOS OBTIDOS DE SUCOS FERMENTADOS DE FRUTOS DO CERRADO MARANHENSE EM MODELO DE ESTRESSE OXIDATIVO INDUZIDO POR PARAQUATE
      presente proposta tem como objetivo avaliar o potencial antioxidante in vivo dos extratos obtidos de sucos fermentados por lactobacilos.
      Período: 2020 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • ATIVIDADE BIOLÓGICA DE ACTINOMICETES, ISOLAMENTO DE SOLO, EMPREGADOS PARA O CONTROLE BIOLÓGICO DE INSETOS E FUNGOS FITOPATOGÊNICOS
      Período: 2020 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Investigação da atividade antimicrobiana e anti-inflamatória da Punica granatum L. em camundongos C57BL/6J infectados por Chlamydophila pneumoniae
      A medicina popular, por muitas vezes, é a única acessível para as populações de baixa renda. Porém, existe a falta de dados científicos que comprovem a eficácia dos medicamentos preparados a partir das plantas medicinais. Dentre as utilizações terapêuticas dos fitoterápicos destacam-se a ação antimicrobiana e a ação anti-inflamatória sendo a Punica granatum L. uma das espécies mais utilizadas para o tratamento das infecções respiratórias agudas (IRA) devido ao seu possível efeito anti-inflamatório e antimicrobiano. Além disso, a bactéria Chlamydophila pneumoniae causa infecções respiratórias, sendo frequentemente associados a diversas doenças inflamatórias crônicas. Portanto, esse trabalho se propõe em investigar a ação anti-inflamatória desta planta, assim como seu possível efeito antimicrobiano em Chlamydophila pneumoniae..
      Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Caracterização do perfil imunológico e ambiental das crianças e adolescentes com sibilância e asma no estado do Maranhão.
      Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Isolamento e atividade biológica de actinomicetes empregados no controle biológico de pragas
      Tradicionalmente, os Actinomicetes são conhecidos como os principais micro-organismos produtores de antibióticos (Kim et al., 2000). Porém, sua capacidade de produzir diversos outros metabólitos secundários, amplia seu potencial de utilização industrial. Tal capacidade observada neste grupo, está alicerçada no seu potencial para produzir uma grande variedade de enzimas capazes de degradar compostos orgânicos como: nitro-compostos, carboidratos, esteroides, aromáticos, acetileno, e uma infinidade de outros. Além disso, os Actinomicetes produzem as enzimas quitinases, que são responsáveis pela degradação da quitina, o polímero aminado mais abundante na natureza, e encontrado em crustáceos, fungos e insetos. Essa habilidade, em particular, confere a esses microorganismos o status de ?agentes? de controle biológico, sendo empregados no combate a insetos e fungos fitopatogênicos (Gupta et al., 1995), os quais estão associados à destruição dos grãos da soja (Lourini et al., 2008; Waldron et al., 2000)..
      Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Efeito de extratos de frutas do cerrado maranhense na diversidade da microbiota intestinal e em modelos de endotoxemia experimental.
      Descrição: A composição do trato intestinal humano é diferente em cada indivíduo, sendo influenciada por fatores genéticos, além de outros determinantes, como características individuais e ambientais, como o tipo de nascimento (parto normal ou cesariana), idade e hábitos alimentares, o que em resulta uma vasta variabilidade na formação desse microbioma. Evidências recentes têm apontado o papel essencial da microbiota intestinal nos processos patológicos e na eficácia dos agentes terapêuticos. Estes efeitos estão relacionados com ação desta microbiota sobre o agente terapêutico e sobre o sistema imune do hospedeiro. Muitos estudos estão sendo direcionados em verificar a relação da microbiota intestinal e o estado nutricional, sendo evidenciado nesse contexto o papel da microbiota intestinal como fator intermediário entre componentes ambientais e comportamentais, associados a ocorrência de obesidade e aos distúrbios metabólicos. As frutas têm sido alvos de programas de bioprospecção devido ao fato de serem excelentes fontes de compostos bioativos (antimicrobianos, anti-inflamatórios, antioxidante, etc.) como proteínas, vitaminas, carboidratos solúveis, flavonoides e outros compostos fenólicos. Dentre os cinco biomas brasileiros, o cerrado é conhecido por possuir frutas riquíssimas em termos nutricionais. Apesar de mostrarem grande potencial, eles têm sido explorados em grande parte de maneira extrativista, já que os frutos não são bem conhecidos ou apreciados fora da região. Assim, é essencial estudos demonstrando o potencial biotecnológico dessas frutas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
      Período: 2017 - 2020 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Epidemiologia de DSTs em populações de risco em São Luis
      Este projeto visa avaliar a prevalência de Doenças Sexualmente Transmissíveis em duas populações de risco, que são as dos caminhoneiros e moradores de rua. A pesquisa avaliar epidemiologicamente essas populações e através de 4 testes rápidos de DSTs (Sífilis, Hepatite B, Hepatite C e HIV) avaliar a prevalência atual dessas doenças. Será feita o cruzamentos dos dados de comportamento sexual dessas populações e dos resultados desses 4 testes rápido
      Período: 2014 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Detecção da Chlamydophila pneumoniae em crianças com infecção respiratória aguda adquirida na comunidade
      Descrição: As infecções respiratórias agudas (IRA) em crianças sempre foram bastante frequentes nos serviços de saúde no Brasil. Diversas bactérias e vírus são responsáveis pelas principais manifestações clínicas dessas infecções. Entre eles, destaca-se a Chlamydophila pneumoniae (Cpn), que se estima ser responsável por cinco por cento dos casos de bronquite e sinusite e 10% dos casos de pneumonia adquirida na comunidade. No entanto, devido à dificuldade de identificação da Cpn, dados sobre a incidência desta bactéria em pacientes com IRA são desconhecidos, além disso, a detecção da Chlamydophila pneumoniae nas IRAs é fundamental para um melhor tratamento destas infecções. Por isso, o objetivo deste trabalho é detectar a presença de Chlamydophila pneumoniae em amostras de crianças com infecção respiratória aguda. Para isso, serão selecionadas cento e cinquenta crianças com o diagnóstico de IRA num hospital de referência para tratamento da IRA do Estado do Maranhão e serão coletadas amostras por swab nasal-faríngeo. Serão utilizadas as técnicas de reação em cadeia pela polimerase (PCR) e cultura dessas amostras para identificação da Cpn. Além disso, serão obtidos dados sociodemográficos e clínicos através dos prontuários dos pacientes e de um questionário que será realizado com parentescos das crianças. Com isso, espera-se identificar, em nossa população, a prevalência de crianças com IRA positivas para presença de Cpn e, portanto, melhorar o tratamento realizado através da utilização do antibiótico apropriado para este tipo de infecção por Cpn. Espera-se também realizar campanhas de saúde nas comunidades direcionadas em combater os principais fatores de riscos da IRA contribuindo assim para uma diminuição da incidência de crianças com IRA no Estado do Maranhão.
      Período: 2014 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    Áreas de Atuação
    • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Biologia Geral :: ::
    • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Genética :: ::
    • CIENCIAS_BIOLOGICAS :: Parasitologia :: ::
    Idiomas
    • Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: POUCO, Compreende: RAZOAVELMENTE
    • Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: BEM, Compreende: BEM
    Banca Julgadora
    Tipo de Produção < 202020212022Total
    Banca Julgadora para Professor Titular00101
    Participação em Banca de Graduação1933025
    Participação em Banca de Mestrado00011
    Total1934127
    Eventos
    Tipo de Produção < Total
    Participação em Congresso88
    Participação em Encontro44
    Participação em Seminário44
    Total1616
    Orientação
    Tipo de Produção < 2020202120222023Total
    Outras Orientações Concluídas271046249
    Total271046249
    Produção Bibliográfica
    Tipo de Produção < 20202021202220232024Total
    Apresentação de Trabalho360050041
    Artigo Publicado77366231
    Capitulo de Livro Publicado1212208
    Curso de Curta Duração Ministrado2000002
    Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional0000101
    Editoração0000101
    Organização de Evento2002004
    Outras Participações em Eventos e Congressos4000004
    Outras Produções Bibliográfica1000001
    Texto em Jornal ou Revista1000001
    Trabalho em Eventos350001036
    Total899415112130
    Produção Técnica
    Tipo de Produção20212022Total
    Outra Produção Técnica112
    Total112
    Parceiros