Rede Bionorte oferta 61 vagas para cursos de doutorado na Amazônia

Por meio de editais já disponibilizados no site da instituição, o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia – Rede BIONORTE (PPG-BIONORTE), do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará, oferta um total de 61 vagas que visa a formação de doutores para atuação, preferencialmente, na Amazônia.

O período de inscrições para provimento de vagas nos cursos de doutorado inicia no próximo dia 12 e prossegue até 29 de março de 2024. Há três editais abertos simultaneamente: Acre com 5 vagas, Mato Grosso com 5 vagas e um geral que totaliza 51 vagas. As orientações estão previstas para os polos do Amapá, Maranhão, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins.

Há três linhas de pesquisas especificadas no edital: Conhecimento da Biodiversidade, Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade, além de Bioprospecção e Desenvolvimento de Bioprocessos e Bioprodutos. Os interessados precisam fazer cadastro diretamente no portal da instituição: https://www.bionorte.org.br/processo-seletivo/atuais.html

Etapas

O processo seletivo constará de duas etapas com datas pré-fixadas no cronograma. A primeira fase engloba análise de currículo e a segunda fase é a avaliação do projeto de tese, submetido pelo candidato com a defesa do projeto para uma banca. O início do curso está programado para o dia cinco de agosto de 2024.

A oferta de vagas para doutorados é uma missão institucional da Rede Bionorte, que visa produzir, difundir e aplicar conhecimentos sobre biodiversidade, conservação e biotecnologia na Amazônia Legal. A Rede Bionorte também objetiva gerar processos e produtos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da referida região.
Data: 07/03/2024
Parceiros