-
Página Inicial
- Bionorte
- Outras Notícias
Criação do Fórum Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Rede é acordada no XIV ProspeCT&I
Durante o XIV ProspeCT&I - VIII Congresso Internacional PROFNIT, realizado em Maceió, Alagoas, de 13 a 17 de maio de 2024, foi acordada a criação do Fórum Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Rede. O evento, que reuniu importantes figuras da academia e da inovação, destacou-se pela iniciativa de organizar a categoria para negociações e melhorias junto à CAPES (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e consequentemente na formação de profissionais qualificados.
A criação do Fórum foi motivada pela necessidade de consolidar um espaço de diálogo e articulação dos diversos programas de pós-graduação em rede do país com a CAPES, agência governamental que regula a pós-graduação no Brasil. A expectativa é que a união dos programas facilite a negociação de melhorias e o fortalecimento das políticas de formação de recursos humanos qualificados, considerados fundamentais para o avanço científico e tecnológico do Brasil.
Entre os participantes da cerimônia de criação do Fórum estiveram: Prof. Sandro Percário, Coordenador Geral do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia – Rede BIONORTE, Profa. Tatiane Balliano, Presidente da Comissão Acadêmica Nacional do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT), Profa. Tereza Cristina Janes Carneiro, Presidente do Comitê Gestor do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFAP), Profa. Pollyana dos Santos, Coordenadora Geral do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFETP), Prof. Gesil S. Amarante Segundo, Presidente do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC) e Prof. Josealdo Tonholo, Reitor da Universidade Federal de Alagoas. Apesar de não ter participado do evento, a Profa. Marilia Oliveira Fonseca Goulart, Coordenadora Geral do RENORBIO, foi convidada e também aceitou participar do Fórum.
Um dos articuladores da criação do Fórum, o professor Sandro, ressaltou a importância do movimento: "A formalização deste Fórum é um passo crucial para a organização e fortalecimento dos programas de pós-graduação em rede. Juntos, poderemos lutar por melhores condições e recursos, além de promover uma formação mais integrada”, disse. Para ele, a iniciativa do Fórum atuará de forma abrangente. "A criação do Fórum nos coloca em uma posição mais forte para negociar com a CAPES, buscando não apenas recursos, mas também a implementação de políticas que beneficiem todos os programas de pós-graduação em rede e a sociedade de forma geral".
O evento também contou com palestras e mesas-redondas que discutiram temas como a inovação na educação, a transferência de tecnologia e as políticas públicas para a ciência e tecnologia. A participação do Prof. Josealdo Tonholo, reitor da Universidade Federal de Alagoas, como anfitrião do congresso, foi fundamental para o sucesso do evento e a formalização do Fórum.
A criação do Fórum Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Rede representa um marco significativo para a educação superior no Brasil, objetivando avanços na qualidade da formação acadêmica e na integração das diversas áreas de conhecimento. A perspectiva é que os programas em rede ganhem mais visibilidade e suporte para enfrentar os desafios atuais, contribuindo sobremaneira para a formação de recursos humanos de alta qualidade nas regiões mais carentes do país, diminuindo, assim, as assimetrias regionais.
Data: 10/06/2024