-
Página Inicial
- Bionorte
- Notícias da Bionorte
Aluna de doutorado da Bionorte - Acre é selecionada para levar pesquisa em biotecnologia para universidade dos Estados Unidos
Vivyane Alencar Marques Araújo do Nascimento Medeiros desenvolve um produto com nanobiotecnologia e o processamento de geopolímeros para fomentar a bioeconomia.
A aluna de doutorado da Bionorte - Acre, Vivyane Alencar Marques Araújo do Nascimento Medeiros, teve a tese selecionada no Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) e levará a pesquisa em biotecnologia desenvolvida na Universidade Federal do Acre (UFAC) e orientada pelo professor Dr. Anselmo Fortunato Ruiz Rodriguez para os Estados Unidos. Por um tempo, os estudos serão realizados na Universidade de Illinois Urbana-Champaign, sob co-orientação da professora Dra. Waltraud M Kriven, do Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais.
O programa é financiado com recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Vivyane, que é engenheira eletricista, civil e de Segurança do Trabalho, está pesquisando a criação de um produto biotecnológico que promove a bioeconomia. “Pela experiência do Mestrado em materiais desenvolvidos da biotecnologia, estou realizando a pesquisa no doutorado para desenvolver um material que terá aplicações biotecnológicas. Assim, foi realizada uma parceria com a professora da Universidade de Illinois nos Estados Unidos”, diz a aluna.
Para ela, ser escolhida para levar a tese de doutorado para outro país é algo positivo, representando maiores possibilidades de avanços dentro do tema - a co-orientadora da pesquisa possui grande experiência na área -, além de ser uma oportunidade de representar o estado e o país para os pesquisadores locais. “A pesquisa voltará bem desenvolvida, pois será analisada nos laboratórios de ponta da Universidade de Illinois, onde terá impacto nas publicações científicas para a biotecnologia e, para a Bionorte Acre, a internacionalização de seu programa”, enfatiza Vivyane.
“O objetivo da pesquisa será revolucionar o avanço de um produto biotecnológico que possui recursos brutos abundantes, emite pouco CO2 [dióxido de carbono], baixo custo e baixo impacto ambiental para diversas aplicações na engenharia. Metodologicamente, esta pesquisa se funda na criação de um produto tecnológico utilizando a nanobiotecnologia e o processamento de geopolímeros. Não desistam de seus sonhos, eles um dia se tornaram realidade!”, completa a aluna
Data: 22/08/2024