-
Página Inicial
- Bionorte
- Notícias da Bionorte
Docente da Rede Bionorte - Polo Amapá desenvolve colaboração técnico-científica com universidade da Colômbia
O Prof. Dr. Cleydson Breno Rodrigues dos Santos, docente da Rede Bionorte do Polo Amapá e do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá (Unifap), está em Santa Marta, Colômbia, para desenvolver uma colaboração técnico-científica com a Universidad Del Magdalena. A mobilidade acadêmica, que ocorre de 7 a 22 deste mês, foi viabilizada pelo edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap). O professor é bolsista de Produtividade Científica 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).
A pesquisa que o Prof. Dr. Cleydson Santos está conduzindo concentra-se no desenvolvimento de técnicas inovadoras de bioquimioinformática, além do cultivo e extração de compostos bioativos da Cannabis. Seu objetivo é utilizar ferramentas de bioquimioinformatica para aprimorar a análise dos compostos presentes na planta, contribuindo para avanços significativos no campo da Química de produtos naturais e farmacologia.
Para o professor Breno, esta colaboração com a Universidad Del Magdalena é uma oportunidade de enriquecer a troca de conhecimentos entre as instituições, promovendo um ambiente fértil para a inovação. "Este projeto pode fortalecer substancialmente nossas capacidades de pesquisa em bioquímica e farmacologia, trazendo benefícios para a saúde pública e a indústria farmacêutica. Acreditamos que essa experiência não só impulsionará nosso trabalho, mas também elevará a produção acadêmica da Unifap e da Rede Bionorte, trazendo contribuições relevantes para a ciência global", destaca o pesquisador.
Além da pesquisa, o docente ministrou no dia 10 de outubro, o curso “Técnicas bioquimioinformáticas en el desarrollo de compuestos de bioactivos” e, no dia 17, a conferência “Enfoque bioquimioinformático: planificación de compuestos bioactivos en la Amazonia Brasileña”.
O Dr. Cleydson Breno integra o seleto grupo dos pesquisadores top 2% mais influentes do mundo, segundo levantamento da Universidade de Stanford (EUA), recentemente publicado pela Elsevier.
Data: 17/10/2024