Aluna da Rede Bionorte conclui doutorado sanduíche no Uruguai e aprimora estudos sobre anfibênios na Amazônia

A trajetória acadêmica da bióloga Jady Monique Pimenta Eleutéro, de 29 anos, tem sido marcada pelo compromisso com a pesquisa científica e pela busca constante por aprimoramento. Doutoranda da Rede Bionorte, Jady dedica seus estudos a um grupo peculiar de animais conhecidos popularmente como "cobra-cega" ou "cobra de duas cabeças", os anfibênios. Em seu doutorado, ela investiga a distribuição e riqueza dessas espécies na Amazônia, um tema de grande relevância para a conservação da biodiversidade regional.



Com o objetivo de identificar áreas geográficas com potencial de ocorrência dessas espécies, surgiu a necessidade de aprender técnicas avançadas de modelagem de favorabilidade para sua ocorrência. A partir dessa demanda, Jady e seus orientadores buscaram formas de viabilizar esse aprendizado, o que culminou na oportunidade de realizar um doutorado sanduíche no Uruguai.

A escolha do país se deu pelo contato prévio de seus orientadores com um pesquisador local, que possibilitou o intercâmbio acadêmico. Durante seis meses, Jady esteve sob a orientação do Professor Dr. José Carlos Guerrero, do Departamento de Geografía do Instituto de Ecología y Ciencias Ambientales (IECA) da Universidad de la República, Facultad de Ciencias.

Nesse período, a pesquisadora participou de cursos práticos, aprofundou-se na técnica de modelagem de favorabilidade e obteve resultados significativos para um artigo científico de grande relevância . Além dos avanços acadêmicos, a experiência no exterior proporcionou a Jady um contato mais amplo com a comunidade científica internacional, possibilitando a criação de novas parcerias e colaborações futuras. A imersão também permitiu que ela adquirisse conhecimentos básicos da língua espanhola, ampliando ainda mais suas possibilidades no meio acadêmico.

“Trago na bagagem muitas experiências e novos saberes que serão de suma importância para a conclusão da minha tese. Foi uma vivência enriquecedora tanto do ponto de vista acadêmico quanto pessoal”, destacou Jady.

A experiência da doutoranda exemplifica o impacto positivo da Rede Bionorte na formação de pesquisadores qualificados e na promoção da ciência na Amazônia. O programa possibilita a troca de conhecimento entre diferentes instituições e países, fortalecendo a pesquisa científica e contribuindo para o desenvolvimento de soluções inovadoras para a conservação da biodiversidade regional. O caso de Jady Monique Pimenta Eleutéro é um reflexo do compromisso da Rede Bionorte em fomentar o conhecimento científico de excelência e formar profissionais altamente capacitados para atuar em prol da Amazônia.
Data: 24/02/2025
Parceiros