-
Página Inicial
- Bionorte
- Notícias da Bionorte
Doutorado Sanduíche na Itália desenvolve pesquisa com foco em alimentos tradicionais e programas de alimentação escolar baseados em sistemas alimentares de Povos Indígenas
A realização de um doutorado sanduíche representa uma oportunidade única para expandir horizontes acadêmicos, profissionais e pessoais. Para alunos da Rede Bionorte e de outras instituições, vivenciar uma experiência internacional fortalece as conexões com centros de excelência e promove um intercâmbio de conhecimentos que impulsiona carreiras científicas e acadêmicas. A nutricionista Bianca da Conceição Cabral, de 33 anos, é um exemplo disso. Ela realizou estágio de doutorado sanduíche na Itália, na Alliance of Bioversity International and the International Center for Tropical Agriculture (CIAT), sob a supervisão do Prof. Dr. Danny Hunter. Durante a experiência, Bianca participou de eventos promovidos pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), especialmente por meio do The Global-Hub on Indigenous Peoples’ Food Systems.
Durante o estágio na Itália, Bianca desenvolve um plano de pesquisa com foco em "alimentos tradicionais e locais em programas de alimentação escolar baseados em sistemas alimentares de Povos Indígenas". A proposta é identificar a contribuição de alimentos regionais e da sociobiodiversidade nas compras públicas, promovendo a valorização das cadeias alimentares locais e o resgate da cultura alimentar. A temática está alinhada com seu doutorado na Rede Bionorte, onde desenvolve a tese intitulada: “Inclusão de alimentos regionais e da sociobiodiversidade nas compras públicas de mercados institucionais como estratégia de valorização das cadeias alimentares locais e resgate da cultura alimentar”, sob a orientação do professor Bernardo Tomchinsky da Unifesspa.
Para Bianca, a experiência internacional tem sido transformadora: “Foi uma oportunidade única de combinar um dos objetivos de tese com realidades distintas, entendendo os desafios enfrentados por comunidades tradicionais em acessar mercados institucionais. A vivência ampliou minhas perspectivas sobre como integrar sistemas alimentares locais em políticas públicas.”
Um dos momentos mais marcantes foi sua participação no World Food Forum 2024, realizado na sede da FAO em Roma, onde Bianca palestrou sobre “Intergenerational Dialogue: Safeguarding Biodiversity and Knowledge through Culinary Traditions”. A experiência proporcionou um intercâmbio de saberes com especialistas de diversos países e fortaleceu a articulação entre a ciência acadêmica e os conhecimentos tradicionais.
Questionada sobre os desafios enfrentados, Bianca destaca a superação de barreiras linguísticas e culturais: “Foi desafiador me comunicar em inglês e italiano, mas a experiência me fez crescer pessoal e profissionalmente. A ampliação dos critérios de fluência da CAPES também foi fundamental para permitir a oportunidade.”
Bianca, que é servidora efetiva da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e está no quarto ano de doutorado pela Rede Bionorte, acredita que o futuro dos sistemas alimentares sustentáveis passa pela valorização dos conhecimentos tradicionais e pela inclusão dos Povos Indígenas e comunidades tradicionais em políticas públicas. “Precisamos reconhecer que esses povos não só possuem saberes valiosos, mas também devem ser protagonistas na formulação de soluções para os desafios alimentares e ambientais que enfrentamos.”
A Rede Bionorte é um programa de pós-graduação em rede, que abrange a Amazônia Legal e busca formar recursos humanos altamente qualificados, promovendo a integração e o desenvolvimento científico e tecnológico na região. O programa possui áreas de concentração em Biodiversidade e Conservação e em Biotecnologia, articulando pesquisas que abordam o conhecimento da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais da Amazônia.
Para entrar em contato com Bianca da Conceição Cabral, envie um e-mail para bianca.cabrall@yahoo.com.br.
Data: 19/03/2025