-
Página Inicial
- Bionorte
- Notícias da Bionorte
Rede Bionorte fortalece parcerias com setor de dermocosméticos para impulsionar bioeconomia amazônica
Na última sexta-feira (28), o professor Wandson Braamcamp, coordenador do PPG-BIONORTE no Polo Pará, recebeu o Prof. Sandro Percário, coordenador geral da Rede Bionorte, e o Prof. Marcelo Schulmam, empresário e proprietário da VitaDerm, renomada empresa do setor de dermocosméticos.
O encontro serviu para alinhar um convênio de transferência de tecnologia da Rede Bionorte para a empresa, bem como teve como foco o fortalecimento de cooperações técnicas e o desenvolvimento de projetos futuros entre a VitaDerm e o PPG-BIONORTE, com o objetivo de fomentar a pesquisa, inovação e sustentabilidade na região amazônica.
Durante a visita, os convidados conheceram o Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear (RMN), onde tiveram contato com o espectrômetro de ressonância magnética nuclear de 400 MHz, modelo Ascend™, da Bruker (Rheinstetten, Alemanha). Este equipamento é essencial para pesquisas envolvendo a identificação de novas moléculas oriundas da biodiversidade amazônica e para o controle de qualidade de insumos utilizados nas indústrias farmacêutica, cosmética e nutracêutica. A precisão e exatidão dos dados obtidos por meio dessa tecnologia são fundamentais para promover a verticalização das cadeias socioprodutivas e o fortalecimento da bioeconomia regional.
Os professores também visitaram o Laboratório de Espectrometria de Massas, onde conheceram o espectrômetro de massas de alta resolução Xevo G2-S QTof (Waters Corp., Milford, MA, EUA). Assim como o equipamento de RMN, o espectrômetro de massas permite análises detalhadas de compostos orgânicos, auxiliando na caracterização de biomoléculas e na garantia de qualidade de produtos derivados da biodiversidade amazônica.
Além dessas visitas, os pesquisadores percorreram o complexo de laboratórios integrados do PPG-BIONORTE, incluindo o Laboratório Central de Extração, o LABCROL e o CIMAZON, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Esses espaços são fundamentais para o desenvolvimento de bioprodutos que aliam inovação tecnológica e sustentabilidade, reforçando o compromisso da Rede Bionorte com a pesquisa aplicada e a conservação dos recursos naturais amazônicos.
“A cooperação entre o setor acadêmico e empresarial, como a estabelecida entre o PPG-BIONORTE e a VitaDerm, visa impulsionar a bioeconomia da Amazônia. A integração de conhecimento científico com o setor produtivo permite agregar valor aos produtos derivados da biodiversidade regional, promovendo o uso sustentável dos recursos naturais e gerando impacto positivo na economia e na conservação ambiental”, ressaltou o professor Sandro.
Data: 31/03/2025