Orientações Sobre Defesas Virtuais Em Face Da Emergência Sanitária Por Covid-19

Considerando a PORTARIA Nº 36, DE 19 DE MARÇO DE 2020 da CAPES:

“Art. 1º Recomendar que sejam suspensos pelo prazo de 60 (sessenta) dias, os prazos para defesa de dissertação ou tese, na forma presencial, no âmbito dos programas de concessão de bolsas da Capes.

Art. 2º A suspensão de que trata esta Portaria não afasta a possibilidade de defesas de tese utilizando tecnologias de comunicação à distância, quando admissíveis pelo programa de pós-graduação stricto sensu, nos termos da regulamentação do Ministério da Educação.

Art. 3º Recomendar às Pró-Reitorias ou órgãos equivalentes das IES, responsáveis pelos programas de pós-graduação -stricto sensu que, excepcionalmente, adotem as devidas providências para viabilizar defesas não presenciais nos quais não sejam previstas.”

A Rede BIONORTE – CoG-PG em reunião, deliberou que os discentes e orientadores que desejarem manter as datas das defesas durante o período acima mencionado, poderão fazê-lo utilizando tecnologias de comunicação à distância. Para tal, foi decidido que o programa adotará um formulário de avaliação aos membros da banca (em anexo) para qualificações e defesas de teses (em casos onde a qualidade da internet não suporta defesas online). O formulário será enviado pela coordenação juntamente com o documento em “Word” da qualificação/tese e, no caso da tese, também deverá ser enviado o vídeo da apresentação em formato “mp4”. O formulário deverá ser preenchido pelos avaliadores e submetido à coordenação pelo presidente da banca após o prazo final da defesa, juntamente com a documentação habitual (ata da qualificação/defesa).

Alternativamente, o discente e o respectivo orientador(a) poderão optar por fazer uma defesa pública virtual, nos mesmos moldes da defesa tradicional, porém onde todos os membros participam remotamente. Nesse caso a documentação a ser preenchida é a mesma da normalmente utilizada pelo programa.

Para bancas realizadas remotamente, sugerimos a utilização dos seguintes softwares:

  1. Google Hangouts (https://hangouts.google.com)

  2. Whereby (https://andrelug.com/whereby-serie-ferramentas-da-autonomia/)

  3. Zoom (https://zoom.us/pt-pt/meetings.html)

  4. Skype (https://www.skype.com/pt-br/)



Reforçamos a importância do isolamento social para todos os membros do nosso programa como forma de combater essa pandemia. Também desejamos que todos estejam em segurança ao lado de seus familiares e que possamos nesse momento reforçar nossa solidariedade e resiliência. Reforçamos nossa confiança nos pesquisadores e cientistas, bem como nos profissionais da saúde que estão lutando na linha de frente contra essa doença terrível.


Profª Drª Patrícia Maia Correia de Albuquerque
Coordenadora Geral do PPG-Bionorte/MA
Data: 26/03/2020
Parceiros