Coordenação Geral inicia visitas aos Pólos Estaduais do PPG-BIONORTE e realiza reuniões com FAPEAM, FAPT e Colegiados Estaduais do Amazonas e Tocantins

Dando início às ações de fortalecimento das Coordenações Estaduais do PPG-BIONORTE previstas no plano de ações 2022-2026, a Coordenação Geral começou a realizar viagens para reunir-se com os presidentes das Fundações de Apoio à Pesquisa (FAP) dos Estados que compõem o programa, iniciando pelo Estado do Amazonas.
Nesse sentido, o Coordenador Geral, Prof. Livre-Docente Sandro Percário, o Vice-Coordenador Geral, Prof. Dr. Alberdan Silva Santos e o Assessor Especial da Coordenação Geral, Prof. Dr. Jair Max Furtunato Maia, se reuniram em Manaus/AM no dia 11 de abril de 2022, com a Presidente da FAPEAM, a Dra. Márcia Perales Mendes Silva, com a presença do Coordenador Estadual/AM, Prof. Dr. Hector Henrique Ferreira Koolen e do Vice-Coordenador Estadual/AM, Prof. Dr. Marco Aurélio Sartin, além da participação da Dra. Beatriz Rochi Teles, a Coordenadora de Capacitação do INPA, e do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEA, o Prof. Dr. Roberto Sanches Mubarac Sobrinho.
No dia seguinte, 12 de abril de 2022, o Prof. Sandro viajou à Palmas/TO para reunir-se com o Presidente da FAPT, o Dr. Márcio Silveira. Participaram da reunião a equipe de Coordenação Estadual/TO, composta pelos Profs. Drs. Sérgio Donizeti Ascencio (Coordenador) e Elisandra Scapin (Vice), além da participação dos membros da equipe anterior de Coordenação Estadual/TO, os Profs. Drs. Emerson Adriano Guarda e Horllys Gomes Barreto, e da Dra. Lícia Maria Lunsdtedt, Chefe-Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da EMBRAPA Pesca e Aquicultura.
Em ambas as reuniões o Prof. Sandro apresentou os impactos causados pelo PPG-BIONORTE na Amazônia Legal, além de divulgar o 2º Congresso Brasileiro de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (2º CBBBA), tendo convidado os presidentes a participar de mesa redonda no evento, bem como solicitou apoio das Fundações para a Vitrine Tecnológica. Por último, o Prof. Sandro manifestou o apoio irrestrito da Coordenação Geral às Coordenações Estaduais, as quais apresentaram projetos de consolidação à respectiva Fundação, incluindo a solicitação de editais específicos para o BIONORTE, com bolsas para discentes e pós-doutorandos, além de financiamento de projetos de docentes do programa.
Na opinião dos presentes, a presença da Coordenação Geral nestas reuniões foi muito importante para consolidar o crescimento do programa nesses Estados e criar uma expectativa de aumento do apoio recebido pelas Coordenações Estaduais por parte destas Fundações, às quais foram muito receptivas às demandas apresentadas.
Na esteira das reuniões com as FAP, a Coordenação Geral também participou de reunião presencial com os Colegiados Estaduais de ambos os Estados, nas quais apresentou as ações a serem desenvolvidas para o quadriênio 2022-2026, colhendo sugestões dos presentes.
Data: 06/05/2022
Parceiros