
Coordenador Geral do BIONORTE, equipe de gestão da UFAL e pesquisadores durante reunião com o ministro Paulo Alvim.
O reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Josealdo Tonholo recebeu o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, na última sexta-feira (26/08/2022). A reunião, realizada na Sala dos Conselhos Superiores, na Reitoria, contou com várias autoridades, representantes dos Poderes Executivo e Legislativo do estado, e professores que atuam como coordenadores de programas de pesquisa de ponta, e os Coordenadores Gerais dos Programas de Pós-Graduação em Rede RENORBIO, PROFNIT e BIONORTE.
Durante três horas, a comunidade científica da UFAL teve a oportunidade de falar diretamente para o ministro Alvim e discutir o fortalecimento e a ampliação de programas na área de ciência, tecnologia e inovação. Dentre eles, o Prof. Livre-Docente Sandro Percário teve a oportunidade de fazer uma apresentação sobre os impactos causados pelos programas de doutorado em rede no norte e nordeste do País, com destaque para o PPG-BIONORTE e pediu ao ministro que fossem criadas novas oportunidades de apoio aos projetos de pesquisa de docentes do programa, bem como a reativação da Rede Brasil Biotec, da qual o BIONORTE tem um assento no conselho deliberativo. O Ministro ficou bastante sensibilizado às demandas apresentadas e prometeu tomar ações efetivas para o fortalecimento do programa.
O ministro Paulo Alvim agradeceu o convite recebido que proporcionou a oportunidade de conhecer com mais detalhes programas de tanta relevância para a ciência e para a sociedade. Colocou-se à disposição, enquanto representante do MCTI, para o debate, parceria e orientações quanto ao processo de encaminhamento para cada programa. O ministro pertence ao quadro fixo de servidores do Ministério e está como titular, desde a saída do ex-ministro Marcos Pontes, que disputa uma vaga no Senado.